J. Velloso e Recôncavo Experimental anunciam projeto com "Vida Chula"
Por Thiago Winner: Compositor, poeta e escritor do livro "As Regras Simples da Vida"Capa: Divulgação
O compositor, cantor e produtor musical J. Velloso e a banda Recôncavo Experimental, ambos de Santo Amaro, lançam single que propõe a interversão de elementos sonoros da música contemporânea no samba chula da região, mais conhecido como samba de roda.
“Vida Chula” narra uma história que poderia ter acontecido na época da escravidão, além de fazer citações à elementos da cultura santamarense, como Nego Fugido, Capoeira, Besouro Mangangá, Nicinha do Samba e Popó do Maculelê. A música é uma parceria de J. Velloso com o idealizador da banda Recôncavo Experimental, Gustavo Caribé, que assina a produção musical da faixa, musico que tem Roberto Mendes, seu tio, como principal influenciador na sua formação musical.
A faixa é iniciada com a voz de Zolinha, cantor, compositor e artista popular da cidade, que também é o zelador da Casa do Samba. Sua participação vem para zelar pela preservação dessa importante manifestação cultural e dar ainda mais autenticidade a faixa, por ser ele um representante das tradições de Santo Amaro.
Ouça e assista: https://youtu.be/xeegKGn9Wrc
J. Velloso é compositor, cantor e produtor. Tem canções nas vozes de artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Daniela Mercury, Beth Carvalho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Joana, Zezé Mota, Vânia Abreu, Belô Velloso entre outros. Como produtor musical, foi responsável por vários discos, como “Diplomacia”, de Batatinha (contemplado com o Prêmio Sharp, em 1999), “Humanenochum”, de Riachão (indicado ao Prêmio Grammy, em 2002), ambos produzidos junto com o roqueiro e pesquisador Paquito. J. produziu também o disco de D. Edith do Prato e Vozes da Purificação, (contemplado com o Prêmio Tim de Música, em 2004) e “Abre Caminho” o primeiro disco de Mariene de Castro, vencedor do Prêmio Braskem de Música, em 2004 e do Prêmio TIM de Música, atual Prêmio da Música Brasileira, como o Melhor Disco Regional, em 2005. Possui três discos lançados (Aboio para um Rinoceronte, de 2004, J. Velloso e os Cavaleiros de Jorge, de 2009 e Não Sei Se Te Contei, de 2018) e um livro-CD (Santo Antônio e outros Cantos, de 2010). Foi também diretor artístico de shows como “Ela Disse-me Assim” de Gal Costa e “Canibália”, de Daniela Mercury em Cabo Verde. Atualmente, junto à Luciano Salvador Bahia, conduz um programa na rádio Educadora FM chamado “Feita na Bahia”, dedicado exclusivamente à evidenciar a diversidade musical baiana.
Idealizada pelo baixista Gustavo Caribé, sobrinho de Roberto Mendes, a banda Recôncavo Experimental nasceu da ideia de experimentar a mistura das as diversas variantes musicais com a tradição do samba de roda, influenciado pelos mestres João do Boi, Alumínio, Roberto Mendes e Raimundo Sodré. Inovando a cada apresentação musical com diversas formações e arranjos que trazem uma combinação de todas essas vivencias, o grupo tem como marca uma sonoridade legitimamente baiana, que traduz e fortalece a identidade musical brasileira. O grupo traz em sua bagagem novas texturas e distorções, dentro de um novo contexto na música popular brasileira, a partir da pesquisa e influência do comportamento musical do Recôncavo, em especial, de Santo Amaro. O “Recôncavo Experimental uma tradução moderna das chulas do Recôncavo da Bahia sem ferir a oralidade, que é a essência desse trabalho.