Sexta-feira, 04 de Abril de 2025 

A SIPAT e seu papel no combate às ISTs/AIDS.

23/06/2020 12:27
noticia A SIPAT e seu papel no combate às ISTs/AIDS.
noticia A SIPAT e seu papel no combate às ISTs/AIDS.

Legalmente regida pela Portaria n° 3.214, NR 5, item 5.16, letra "O", a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - deve ser realizada anualmente pelas empresas, durante o expediente, de forma a levar aos colaboradores - e através deles, às suas famílias - informações capazes de contribuir com sua saúde e bem-estar. Entre os temas obrigatórios da SIPAT figuram o alcoolismo, o tabagismo e as ISTs/AIDS.

As SIPATs cumprem um papel importante na prevenção das ISTs/AIDS. Os encontros revelam-se extremamente frutíferos, momentos em que os presentes não apenas aprendem, mas esclarecem dúvidas de extrema importância em relação ao sexo seguro, seus porquês, necessidade e implicações”, afirma Lelah Monteiro, fisioterapeuta pélvica, psicanalista, e sexóloga.

Em mais de vinte anos de atuação, Lelah Monteiro participa de SIPATs como palestrante e espanta-se ainda com a relativa ou baixa intimidade do público com o tema ISTs/AIDS. “O Brasil é referência mundial na adoção de políticas públicas de combate, tratamento e controle do HIV, porém há poucas e descontinuadas campanhas de prevenção, resultando no aumento expressivo das infecções na década passada, algo que necessita urgentemente ser revisto”.

Por isso, Lelah defende a importância das empresas cumprirem o seu papel no tocante à orientação do público interno, principalmente em relação aos jovens. Por não terem presenciado a explosão da AIDS nos anos 1980, entre outros fatores, sua percepção de risco quanto a esse quesito é preocupante.

Dados do Ministério da Saúde veiculados no final de 2019 revelam que há crescimento das infecções por HIV na faixa etária dos 20 aos 34 anos, respondendo por 57,5% dos casos notificados em todo o país. Fora isso, estima-se que 135 mil pessoas não sabem ser portadoras do vírus, tornando-as potenciais vetores na disseminação do HIV.