Espetáculo Uma Cena de Amor para Francis Bacon estreia dia 30 de junho na plataforma Zoom

Por Thiago Winner: Compositor, poeta e escritor do livro "As Regras Simples da Vida"
26/06/2020 18:47
noticia Espetáculo Uma Cena de Amor para Francis Bacon estreia dia  30 de junho na plataforma Zoom
noticia Espetáculo Uma Cena de Amor para Francis Bacon estreia dia  30 de junho na plataforma Zoom

Peça de estreia do grupo Manás, que surgiu no CPT de Antunes Filho, teve processo de criação transformado pela pandemia

Uma Cena de Amor Para Francis Bacon no contexto dos ensaios presenciais, antes da pandemia do novo coronavírus.

Foto: PaduCecconello

O grupo Manás Laboratório de Dramaturgia ensaiava sua peça de estreia na Oficina Cultural Oswald Andrade quando a pandemia da Covid-19 interrompeu os encontros físicos. O processo, mantido à distância via Zoom, acabou incorporando elementos do meio digital de tal forma que o espetáculo Uma Cena de Amor para Francis Bacon resultou em mais do que uma adaptação do teatro presencial para uma plataforma virtual: é uma obra criada na intersecção das duas linguagens.

As imagens do pintor britânico Francis Bacon foram o disparador para o texto original de Fernanda Zancopé. Movida pelo desejo de criar uma dramaturgia contemporânea, ela fundou com o ator Dante Passarelli o grupo, que reúne integrantes da última turma dirigida por Antunes Filho no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), do Sesc Consolação. Além de Bacon, a peça também dialoga com a pop art e a estética de cineastas como a brasileira Ana Carolina e o sueco Roy Andersson.

A protagonista é uma artista plástica que, entre delírios, memórias e realidade, reflete sobre um relacionamento abusivo. “Desdobramos as personagens em dois planos, o da realidade e o da imaginação, e elas são interpretadas simultaneamente por atores e atrizes diferentes”, explica Fernanda, que, além de autora, atua como protagonista e dirige a peça em parceria com Dante. Ela explica que os recursos do Zoom reforçaram as inversões e manipulações – que caracterizam o chamado gaslighting – já presentes no texto do espetáculo, que trata também das projeções sobre o papel da mulher na sociedade, com temas como casamento e aborto. “Queremos discutir a questão do gênero”, resume.

As pinturas de Bacon também inspiram a partitura corporal dos atores, orientados pela preparadora Bia Miranda a partir da técnica Klauss Vianna, igualmente transposta para o meio audiovisual. “Nunca foi nosso objetivo substituir o teatro como ele é, mas oferecer uma alternativa para a experiência teatral neste momento”, diz o ator Leonardo Silva, que compõe o elenco com Luiza Válio e Pedro Ribeiro. O grupo, que planeja uma temporada nos palcos quando os teatros reabrirem após a pandemia, ressalta que o uso da tecnologia está definitivamente incorporado à obra e continuará em cena.

A temporada de Uma Cena de Amor para Francis Bacon vai de 30/6 a 15/8, às terças, quintas e sábados, sempre às 20h, na plataforma Zoom. Os ingressos, de contribuição consciente, podem ser adquiridos na Sympla.

Imagem do espetáculo adaptado à plataforma Zoom.

 

Sinopse

Após viver uma situação de abuso, uma artista plástica elabora a experiência borrando os limites entre memória, imaginação e realidade, e transforma a própria vida em obra de arte.

 

Sobre o Manás Laboratório de Dramaturgia

Formado em 2019, o grupo tem seu foco de pesquisa voltado para a intersecção entre dramaturgia, atuação e direção. Seus integrantes se reuniram depois da formação no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), do Sesc Consolação.

 

Sobre os diretores

Fernanda Zancopéé Bacharela em Artes Cênicas pela UNICAMP, formada em 2017. Cursou Introdução ao Método do Ator com Antunes Filho, no CPT, em 2019, e o Técnico em Arte Dramática do Senac Piracicaba, em 2011. Foi monitora na curadoria artística de teatro pelo Programa de Qualificação em Arte da POIESIS nas edições 2020, 2019 e 2018, onde também fez estágio de Orientadora Teatral nas edições 2017 e 2016.Dirigiu e fez a concepção do espetáculo [Atritos], do Grupo Galhofas, Descalvado/SP, contemplado pelo ProAC Espetáculos Inéditos em 2018. Foi preparadora de elenco no Projeto Curta e Aprenda, uma parceria da Vídeo Base Filmes com a Fundação Educar DPaschoal, Campinas/SP, nas edições de 2018, 2016, 2014 e 2013.É atriz e dramaturga do Manás Laboratório de Dramaturgia, com o qual fez a série de intervenções urbanas O Amor das Baratas (#oamordasbaratas no Instagram), O Auto do Fim do Tempo, Uma cena de amor para Francis Bacon, outros textos.

Dante Passarelli é ator pelo Instituto de Arte e Ciência (INDAC) e passou pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho. É também Bacharel em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Fundou em 2019 o Manás Laboratório de Dramaturgia, com o qual escreveu algumas peças inéditas como Um Ato de Uma Nação e Paranoias Urbanas, além de dirigir e atuar em Uma Cena de Amor Para Francis Bacon. Atuou em processo colaborativo de direção, atuação e dramaturgismo sobre a obra de Hilda Hilst, na peça Ensaio da Fantasia (2019) com a Cia Barco. Também co-produziu o Festival Arena Hilda Hilst, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Atuou nos espetáculos de teatro Jogos Na Hora da Sesta, de Roma Mahieu (2018) e Hamlet-Ex-Máquina (2017-2018). Por este último, foi indicado ao Prêmio Aplauso Brasil (primeiro semestre 2017) na categoria Melhor Elenco. Inicialmente graduado em Publicidade (2014), escreveu o livro Marketing e Comunicação na Produção Teatral (Giostri, 2017) e em parceria com a R+Marketing, realizou a produção das temporadas paulistanas do espetáculo Belchior – O Musical (2019 e 2020). Venceu quatro prêmios de atuação, três no Festival SESI de Teatro Estudantil (2010, 2012 e 2013) e um no FETUSC, em 2010.

 

Ficha técnica

Autoria: Fernanda Zancopé

Direção geral: Dante Passarelli e Fernanda Zancopé

Elenco: Leonardo Silva, Luiza Válio, Pedro Ribeiro, Fernanda Zancopé e Dante Passarelli

Figurinos e consultoria sobre cenografia:PaduCecconello

Preparação Corporal e direção de movimento: Bia Miranda

Realização:ManásLaboratório de Dramaturgia

 

Serviço

“UMA CENA DE AMOR PARA FRANCIS BACON” – TEMPORADA DIGITAL

De 30 de junho a 15 de agosto de 2020

Terças, quintas e sábados, sempre às 20h, na plataforma Zoom

Duração: 90 minutos

Classificação: 16 anos

Ingressos: contribuição consciente via Sympla, no linksympla.com.br/francisbacon

 

Manás Laboratório de Dramaturgia nas Redes Sociais

instagram.com/dramaturgia.manas

 

Assessoria de Imprensa:

Ofélia Comunica

Juliana Araujo: (11) 98424 8006

Isabela Lisboa: (11) 98360 1389

Ivan Marsiglia: (11) 98215 0676

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL