ACONTECENDO: SEMANA UNIVERSITÁRIA NA UPE CARUARU | SUPER 2020 - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Participação Especial: Pedro Henrique de Barros Falcão Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2014). Atualmente Reitor da Fundação Universidade de Pernambuco - UPE. Coordenador do Consorcio Pernambuco Universitas (2020-2022) - MEDIADORA /Patrícia Cristina Moser/ Docente UPE. Sobre Desafios e transformações no novo normalImagem e marca institucional: Divulgação/ evento.
Por Fábio Junior / Jornalista Iris Alacoque.
A SUPER é um evento anual organizado por alunos e professores dos cursos de Sistemas de Informação e Administração da Universidade de Pernambuco Campus Caruaru. O evento tem como objetivo aproximar a universidade e a sociedade e, portanto, é aberto ao público em geral oferecendo uma programação diversificada com palestras, mesas redondas, apresentação de projetos e ainda diversas apresentações musicais. Em 2020 o tema da SUPER é “Transformação Digital: Pessoas e Organizações” e acontece nos dias 20, 21 e 22 de outubro de forma totalmente remota.
As palestras da SUPER 2020 discorrem na mesma linha do tema abordado. Mas é preciso que as pessoas se inscrevam para ter acesso a programação
(http://caruaru.upe.br/super/super-2020/), além da inscrição os participantes vão ter acesso a formulários para avaliação, controle de presença em cada uma das sessões, emissão de certificados de participação, links para acesso às sessões de transmissão ao vivo. As transmissões terão suporte da ferramenta de streaming StreamYard interligada ao Canal de Youtube da UPE Caruaru.
Confira programação simplificada abaixo:
Abertura da SUPER Dia 20/10/ ás 19h
A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus modificou a transformação digital que as empresas estavam implantando nos negócios devido à digitalização, mas com a crise, esses processos foram acelerados devido à necessidade, obrigando muitas empresas a se reinventarem. O impacto causado pela quarentena e a necessidade do isolamento social trouxeram à tona uma nova forma de fazer negócios por questões de sobrevivência. O que podemos esperar do depois?
Palestrante
Gliner Dias Alencar
Doutor e Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE - 2018 e 2011), Especialista em Gestão da Tecnologia da Informação (CIn/UFPE - 2008), Atualmente é chefe da Unidade Estadual do IBGE em Pernambuco e professor.
Apresentação Cultural da SUPER/ Dia 20/10 ás 21h
A cantora e compositora pernambucana Isabela de Holanda (@isabeladeholanda) será acompanhada pelo compositor e guitarrista Riva Le Boss (@rivaleboss) em uma noite de música.
Isabela de Holanda
Cantora e compositora pernambucana, sempre gostou de música. Música do mundo, música da terra, música das esferas.
Riva Le Boss
Músico pernambucano, compositor, guitarrista e produtor, já trabalhou para diversos artistas, entre eles: Robertinho do Recife, Eduardo Dussek, Pedro Quental (Monobloco), Cláudio Zoli, Nasi (IRA) Paulo Ricardo (RPM), Sérgio Lorozza e outros. Atualmente toca com; Banda Víruz (Hip Hop/Soul Music) e com Isabela de Holanda.
Apresentação Cultural/ Dia 20/10 21h30
Ricardo de Deus
Pianista - Compositor - Arranjador. Obras lançadas: Piano e sentimento (2020), Vem de lá (2016) e Fragmentos (2006). O pianista Ricardo de Deus fará uma mostra de seu trabalho Piano e Sentimento lançado recentemente nas plataformas digitais. Para conhecer mais o trabalho acesse: https://open.spotify.com/album/3BqLbjboEFyQivBE1ijjNT
Mediadora Fabiana de Souza Leão ( docente UPE)
Inovação e parcerias público-privadas em Caruaru
A mesa redonda visa debater e apresentar para a sociedade de Caruaru e região algumas iniciativas e oportunidades de colaboração e parcerias entre a Universidade de Pernambuco e o ecossistema inovação e tecnologia da região.
SUPER / Dia 21/10 ás 15h
Palestrante
Wylliams Barbosa Santos
Doutor pela UFPE, com período sanduiche na Universidade de Limerick e Lero (the Irish Software Research Centre), Irlanda. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação (PPGEC) da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE). Coordenador fundador do REACT Research Labs, laboratório com foco em gestão de projetos ágeis, qualidade de software e engenharia de software empírica.
Palestrante
Jorge Fonseca
Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE). Coordenador fundador do Smart Labs.
Palestrante
Rafael Henrique Soares
Imerso a mais de 15 anos na área da tecnologia da informação, manutenção de redes e computadores; passando por desenvolvimento de sistemas e aplicativos; análise e modelagem de sistemas complexos; definição de algoritmos de inteligência artificial e gestão de projetos inovadores de T.I.C's. Professor universitário e CEO do Comeia.
Do S-Commerce ao E-Commerce
Nesta palestra vamos falar da escalada da imersão das pessoas nas redes sociais e como isso tem alterado a relação de consumo na vida real (comércio),
SUPER /DIA 21/10 às 16h
Palestrante
Matheus Souto Maior
Graduado em Ciências da computação pela UNICAP e com mestrado em engenharia de software com ênfase em gestão de projetos ágeis. Profissional com 15 anos de experiência em gestão de projetos, gestão de tecnologia da informação e gestão de pessoas.
Mediadora Patrícia Cristina Moser/ docente UPE
Transformação digital e tendências
A busca pela transformação digital já é o principal desafio das empresas de todos os setores. Nesta palestra vamos abordar o que é a transformação digital, quais são os principais desafios que ela impõe para as empresas, seus profissionais e o que se deve fazer para estar alinhado a essa nova realidade.
SUPER DIA 21/10 ás 19h
Palestrante
Roberto Delgado Arteiro
Graduado e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é professor de programas de pós-graduações em Gestão, Governança de TI e Segurança da Informação, além de analista no Ministério Público de Pernambuco, onde lidera o MPLABS (Laboratório de Inovação), e consultor em Governança e Gestão de TI.
Mediadora Erika Carlos Medeiros – docente UPE
Transformação Digital: como atuar para o sucesso do humano e das organizações em tempos de pandemia.
Refletir sobre o sentido de sucesso para o humano e a sua relação com as organizações em tempos de transformação digital e pandemia.
Apresentação Cultural da SUPER/ Dia 21/10 das 21h às 22h
Mediadora Fabiana de Souza Leão ( docente UPE)
JOHANN BREHMER
Músico, criador de trilhas e paisagens sonoras, adora compassos poucos usuais. Sua arte é misturar. Uma noite com diversos instrumentos percussivos é o que promete o instrumentista Johann Brehmer. Para conhecer um pouco mais acesse: https://open.spotify.com/album/3mDWPZBW1zA7WJvZZ4ben9?si=WgPiJ6NQQbCjT7_qcl5izA
Debate sobre o filme: O Recife Que Eu Vi
O Projeto "O Recife Que Eu Vi" nasceu em março de 2020, a partir de uma chamada pública da Propesq/UFPE, como uma ação dedicada à promoção de saúde de pessoas com mais de 60 anos. A ação foi iniciada em perfil do Instagram @orecifequeeuvi e tinha o objetivo de compartilhar boas memórias, afetos e imagens em rede social.
SUPER DIA 22/10 às 17h
Palestrante Liliana Tavares
Audiodescritora, Gestora da Com Acessibilidade Comunicacional, @comacessibilidades; idealizadora e produtora do VerOuvindo: Festival de filmes com acessibilidade comunicacional do Recife, @verouvindo; supervisora da acessibilidade do Projeto Alumiar: Sessão Acessível do Cinema da Fundação entre 2017 e 2019, doutora em Comunicação - PPGCOM/UFPE, mestre em Educação – UFPE, graduada em Psicologia - Fafire.
Palestrante Karina Moutinho
Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Cognitiva. Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Imaginação - Eikasia e pesquisadora voluntária do Instituto Maria da Penha.
Mediadora: Mirele Moutinho – docente UPE
Pandemia, plataformas digitais e direito do trabalho
SUPER DIA 22/10 às 19h
A pandemia da Covid-19 acelerou a utilização de plataformas digitias no mundo do trabalho ou apenas deixou claro uma tendência que já vinha acontecendo nas organizações? Um debate sobre o direito do trabalho relacionado a aplicativos e trabalho remoto.
Palestrante Vanessa Patriota da Fonseca
Doutoranda em Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica pela UFPE. Mestrado em Gestão de Políticas Públicas. Especialização em Direito do Trabalho pela Universidad Internacional de Andalucía. Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho. Integra o Grupo de Pesquisa Trabalho Digital da REMIR Trabalho
Palestrante Marília Vila Nova
Professora de Direito do Trabalho da ASCES/UNITA. Pós-Graduada pela ASCES/UNITA. Advogada Trabalhista.
Mediador: Fernando Gomes de Andrade – docente UPE
*Para participar é só se inscrever (http://caruaru.upe.br/super/super-2020/)
Como sair da zona de conforto e criar para si uma nova realidade?
Muitas vezes, adotamos uma série de comportamentos que nos colocam em uma situação acomodada à rotina, deixando de arriscar e alcançar resultados extraordinários. Porém, sua vida começa no momento em que termina sua zona de conforto.
SUPER Dia 22/10 às 20h
Palestrante
Mabelly Leite Borges do Chile
Graduada em Psicologia pela Unifg Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Fafire Pós-graduanda em Neuropsicologia pela FPS. Psicoterapeuta Clínica com a abordagem TCC
Mediador
João Paulo Barbosa dos Santos – docente UPE
Apresentação Cultural da SUPER/ Dia 22/10 das 21h às 22h
Mediadora Fabiana de Souza Leão -docente UPE
Messias Muniz, é músico, pianista popular e formado no curso de Licenciatura em Música com Ênfase em Piano pela Universidade Federal de Pernambuco. Fez parte do grupo O Experimento, que também foi um projeto de extensão do curso de música da UFPE, como pianista, compositor e arranjador. É professor de piano e musicalização da escola de música BSB Musical Recife. Disponível em:https://www.superprof.com.br/sou-formado-musica-pela-universidade-federal- pernambuco-com-enfase-piano-educador-criancas-jovens-adultos.htmlR(@messias.muniz_autobiografiamus).
Isabela Moraes começou cantando profissionalmente aos dezoito anos de idade. Seu primeiro vôo em direção à música a levou aos Emirados Árabes onde passou uma temporada cantando. De volta ao Brasil, tomou os palcos das noites em Recife, até que seguiu para São Paulo onde venceu inúmeros festivais de música autoral concorrendo com artistas de todo o país. Isabela acaba de lançar nacionalmente seu primeiro disco “Estamos Vivos”, disponível em todas as plataformas digitais e já teve suas composições gravadas por vários artistas como Almério e Mariana Aydar.