Ciclo de Debates: Novembro Negro | Sofre ataques racistas com haters
Por isso, estamos aqui para denunciar, pois além de destilar o ódio, eles comprovaram o quanto nosso trabalho é importante, necessário, atual e não pode parar!Foto: Imagem/ divugação evento.
Por Fábio Junior - Via, Ciclo de Debates na Pandemia.
Somos o Ciclo de Debate Estudando na Pandemia, um Canal do YouTube idealizado e mantido por professores do Ensino Básico do ES, BA e uma pesquisadora da PB. À princípio, o canal foi pensado para propor o acesso de estudantes, estavam distanciados da escola por consequência da pandemia, a um conteúdo de qualidade para se prepararem para o ENEM.
Nossa dinâmica se concentra em encontros semanais e ao vivo, com professores e pesquisadores que fazem uso deste espaço para também garantir uma maior divulgação de seus trabalhos.
Dentro das perspectivas supracitadas, decidimos desenvolver o NOVEMBRO NEGRO. Um mês com todos com diálogos alinhados à causa da Consciência negra. Convidamos pesquisadores, professores e artistas negros para participar conosco desta empreitada.
Para nossa surpresa, em nosso primeiro dia, hoje 03/11, já no final de nossa live, sofremos um ataque racista. No primeiro momento, ainda surpreso e estupefato com a situação, nosso primeiro impulso foi o de apagar os comentários e bloquear os usuários que se manifestavam de tal forma. Posteriormente nós e nossos espectadores passamos a printar as ofensas, que insistiram em continuar.
No momento do ataque estávamos falando sobre as políticas de cotas e a Vivência de mulheres negras com a pesquisadora Jéssica Silva, que na oportunidade expunha as experiências refratadas no documentário dirigido por ela, sob o título: “Costurando a vida em fio de ferro: Narrativas de Mulheres Negras Cotistas”. Nas ofensas que seguiram esse diálogo, chegaram ao absurdo de perguntar se sentíamos saudades da chicotadas. Os negros que estavam presentes na tela da live, Jéssica Silva, Aline de Freitas Dias e Ciro Lins, foram chamados de macacos. Acreditem!
Afim de angariar apoio à nossa denúncia criminal, de expor os crimes aqui relatados e comprovados mediante prints e vídeo, e cientes do seu posicionamento antirracista, solicitamos apoio nesse momento difícil e constrangedor.
Ciente de sua contribuição, agradecemos.
Precisamos denunciar, Racismo é CRIME!
Confira prints das agressões abaixo: