Atriz/Cantora Biah Carfig completa 25 anos de carreira e recebe o TROFÉU ARTE E MOVIMENTO

Por Thiago Winner: Compositor, poeta e escritor
12/11/2020 18:20
noticia Atriz/Cantora Biah Carfig completa 25 anos de carreira e recebe o TROFÉU ARTE E MOVIMENTO
noticia Atriz/Cantora Biah Carfig completa 25 anos de carreira e recebe o TROFÉU ARTE E MOVIMENTO

Foto: O músico Sayder SDR e atriz/Cantora Biah Carfig premiados no TROFÉU ARTE EM MOVIMENTO

Biah Carfig ganha prêmio pelos 25 anos de carreira artística no teatro e na música, como intérprete e como atriz criadora dos seus próprios projetos.  Biah segue na carreira com muito orgulho, driblando as dificuldades que a própria carreira impõe, com o lema de desistir jamais.  Artista de vocação, que saiu do interior da cidade de Campanha - Minas Gerais aos 18 anos para ir atrás do sonho de ser cantora, tem sempre alegria em tudo o que faz e é valorizada aqui neste prêmio por uma linda carreira repleta de sucesso e histórias para contar.

 

TROFÉU ARTE EM MOVIMENTO

O Troféu Arte em Movimento é uma premiação independente, através de Troféus confeccionados pelo artista plástico José Pereira Zép, criador e idealizador da premiação, em 2015, na cidade de Diadema, interior de São Paulo, premiando 23 artistas. O artista plástico deu o nome ao Troféu de Arte em Movimento,  que representa,  uma linguagem universal da arte sempre em movimento. Em  2016, atingiu um número maior de premiados, chamando a atenção de artistas de diversas partes do Brasil, em um total de 55 premiados.


A essência principal foi a quebra de todas as regras de uma premiação,  não tendo categorias, o melhor ou pior, o mais famoso ou o desconhecido,  assim, estabelecendo uma linha de igualdade,  onde todos tem direito ao Troféu, cujo o objetivo é o reconhecimento do artista, produção cultural e seus agregados.


A explosão veio em 2017, quando foi necessário dois locais para premiação e três datas, nas cidades de Diadema e São Bernardo do Campo, onde 250 troféus foram entregues e ganhando  repercussão na mídia através de jornais, rádios e TVs e redes sociais. Troféu Arte em Movimento é dado gratuito, sem nenhuma cobrança de taxa. O troféu é feito com matéria prima alternativa pelas mãos do próprio Zép, com recursos próprios advindos da venda de suas obras de arte. Nada pode ser cobrado de nenhum premiado e não existe patrocínio,  apenas doações ou rateio entre a própria classe artística para as despesas de organização. Não  existe conotação política  e apenas as logo-marca dos locais onde haja sessão e uso, é permitido colocar como por exemplo de Prefeituras,  Secretarias ou de espaços privados.


No ano de 2018 o Troféu Arte em Movimento ganhou o Brasil de ponta à ponta e vários países da Europa, África e América Latina e  não teve outra alternativa a não ser criar várias comissões,  formada por artistas e ativistas culturais  como um braço extensor do Zép. Neste ano foi feita a maior Premiação independente já realizada no Brasil, batendo o Recorde Brasileiro, onde 850 pessoas receberam o Troféu em 11 cidades e 3 estados foram sede das entregas e recebemos no Brasil os artistas do exterior,  como Angola, Chile e Colômbia. É difícil calcular os números de pessoas que acompanharam em redes sociais o Arte em Movimento e são centenas de reportagens por várias mídias impressas ao longo dessas edições e também no exterior.


A premiação de 2019 foi a mais disputada, porque existe fila de interessados e de cidades candidatas a ser sede e giram 916 troféus entregues e também a mais longa da história,  começou em Setembro e acabou em Dezembro aumentando  os estados com a entrada do Piauí, representando o Nordeste. Além disso alguns artistas internacionais mais uma vez estiveram no Brasil junto com a diversidade cultural brasileira. O Arte em Movimento foi mais além e  chegou ao Japão com dois Troféus entregues para Daddy Kool Kow e Mick David da GOOD AFETERNON RECORDS e também chegamos a Espanha e México. O Troféu Arte em Movimento se tornou o maior Projeto Cultural dos últimos tempos e hoje é uma ferramenta sagrada e protegida por milhares de artistas no Brasil e Exterior. Falar do Arte em Movimento atualmente não é fácil porque tem muita informação e criatividade. 


Todos os artistas do exterior e os do Brasil, são responsáveis por suas despesas com transporte, hospedagem, alimentação e os meios de se deslocarem dos seus países ou cidades, uma vez que as organizações do Troféu Arte em Movimento não se responsabiliza por nenhuma despesa, ou seja, o premiado vem por conta própria e espontaneamente. Esse é um dos diferenciais de outras premiações,  fazendo o Arte em Movimento ser algo diferente, especial e autêntico.Em cada local de entrega, toda organização é feita por comissões composta por artistas, ativistas culturais e voluntários. Todas as indicações são feitas pelas próprias comissões que identificam artistas e todos os que estão associados à Arte, para receber o Troféu em uma verdadeira democracia cultural,  onde o objetivo principal é a valorização e reconhecimento.


Cidades com Comissões do Troféu Arte em Movimento: 
1-Rio de Janeiro,  RJ. 
2-Zona Norte, Jaçanã,  SP.
3-Zona Norte,  Jaçanã,  SP.
4-Guarulhos, SP
5-Jaicós,  Piauí. 
6-Ceilândia DF
7-Diadema,SP
8-Porto Alegre,  R.G.Sul
9-São Bernardo do Campo , SP.
10-Mogi Guaçu,  SP.
11-Campinas, SP.
12- Alvorada, RS.
13- Esteio,  RS.
14- Itaquaquecetuba,  SP.
15- Suzano, SP.
16- Sorocaba,  SP.


PAISES ONDE O ARTE EM MOVIMENTO ESTA PRESENTE 
1-    Japão 
2-    Bolívia
3-    Chile
4-    Colômbia 
5-    México 
6-    Espanha 
7-    Argentina
8-    Equador
9-    Angola
10-    Estados Unidos 


Quantidade de troféus entregues desde 2015.
1-    2015 , foram 23 troféus 
2-    2016 , foram 55 troféus 
3-    2017, foram 250 troféus
4-    2018, foram 850 troféus 
5-    2019, foram 916 troféus 


EM 2020 foram 500 TROFÉUS por conta da Pandemia,  Covid 19, para poder cumprir os protocolos de segurança e número de pessoas. A organização foi na cidade de Guarulhos de César Tex da Rádio Black Sampa. 


É importante ressaltar que todos os anos é feito um modelo formato, como forma documental com as regras da edição, para que as Comissões possam realizar a premiação. Cabe lembrar que essa premiação é totalmente independente,  não existe patrocinadores,  nem verba ou ajuda financeira de nenhum órgã;o público e que não pode ter conotação política, não impedindo ninguém de exercer suas funções como cidadãos e livre arbítrio.

 

Contatos para trabalhos e entrevistas:

Redes Sociais: @biahcarfig

biah.carfig@gmail.com

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL