A boca seca e o mau hálito
Como se dá e como me prevenirA boca seca é causada quando há uma produção reduzida de saliva, e por conta disso ficamos com dificuldades para falar e engolir, também é comum apresentar dor de garganta e muita sede, podendo levar até a um mau hálito. Por conta disso a dentista especializada em halitose, Cláudia Christianne Gobor nos mostra como se dá esse mau e dicas para combatê-lo evitando o mau hálito.
As causas da boca seca são diversas, podendo ser adquirida através de medicamentos como anti-hipertensivos, anti-histamínicos, antidepressivos, diuréticos e também através de tratamentos por radiação, respiração pela boca e apneia do sono. Pessoas que possuem diabetes, transtornos alimentares como bulimia e anorexia, mulheres grávidas e que estão amamentando possuem uma pré-disposição a essa produção reduzida de saliva devido a alteração hormonal, além de outros fatores como estresse, ansiedade e depressão.
Por conta desse ressecamento bucal há uma descamação nas células epiteliais da mucosa bucal, essas células serão depositadas na língua e decompostas por bactérias, e é nesse processo que são formados os maus odores.
Para evitar tanto os efeitos da boca seca quanto o mau hálito é beber muita água e fazer uso de enxaguantes bucais para manter a boca hidratada e matar as bactérias, também é interessante ingerir gomas de mascar sem açúcar que incentivarão a produção de saliva. Se seu caso de boca seca for extremo é indicado que se limite a cafeína e consulte um dentista especializado.
Claúdia Christianne Gobor
Dentista especializada em halitose
Rua da Paz, n° 195, Sala 102, Mab Centro Médico, Centro/ Alto da XV, Curitiba- PR
(41) 3022-3131
Whatsapp: (41) 99977-7087