Hamburguerias investem em sistemas de gestão inteligentes para expansão de seus negócios
Um bom ERP é fundamental para que gestores de famosas hamburguerias foquem no que realmente importa: excelentes lanches e atendimento impecável.Muitas hamburguerias famosas têm investido em tecnologia para a gestão de seus negócios. Casas como a Vinil Burger, a Eat Meats, do chef Paulo Yoller, Achapa Burger e a Hummburg, famosa hamburgueria carioca gerenciada pela família Pôncio, perceberam que um bom sistema de gestão (ERP) permite que equipe e gestores foquem seus esforços naquilo que realmente importa: hambúrgueres saborosos, ambiente agradável e excelência em serviço e atendimento.
Com processos cada vez mais aprimorados, um bom sistema de gestão empresarial deve integrar toda a cadeia de produção de uma hamburgueria, que vai desde a produção, passando pela distribuição até chegar ao cliente final. Seja em redes com várias lojas ou mesmo aquelas com apenas um local, a gestão deve começar pela cozinha central, que é onde tudo começa a ser feito.
Marco Magri Daige, sócio-administrador da Vinil Burger, em São Paulo, diz que sem uma boa solução em tecnologia da informação (TI) não há como realizar uma expansão estruturada de uma hamburgueria: “A tecnologia é vital para a saúde de nossos negócios”, diz Marco.
A opção da Vinil Burger foi trabalhar junto da ACOM Sistemas, que tem no EVEREST Gestão Empresarial um poderoso ERP desenvolvido para o ramo de Food Service. Marco reforça, inclusive, que esse foi um dos diferenciais na hora de realizar a escolha, exatamente por não ser uma solução genérica.
Um dos pontos fortes da plataforma é justamente integrar todas à cadeia existente em uma hamburgueria. Eduardo Ferreira, CCO da ACOM, explica que o software é responsável por gerenciar desde o estoque até mesmo as operações financeiras, parte fiscal e recebíveis.
“Muitos desses processos eram feitos manualmente, como conciliação de cartão de créditos, checar os extratos bancários ou mesmo gerenciar os pagamentos. Isso toma um tempo muito precioso que deve ser investido na aprimoração do negócio em si”, diz Eduardo.
Como o sistema é baseado em Inteligência Artificial, com o tempo ele passa a otimizar vários aspectos da gestão, a partir de machine learning. Isso faz, por exemplo, com que haja um melhor aproveitamento de insumos, pois o sistema “aprende” a partir da própria experiência da loja sobre qual é o “ambiente ótimo” de saídas e reposições, gerando economia ao negócio.
Na Vinil Burger, Marco ressaltou que o EVEREST trouxe grande ganho em compliance, tanto no tratamento de informações financeiras quanto operacionais. Além disso, através das diferentes interfaces de acesso, foi possível implementar processos na operação que simplificaram o dia a dia.
“O Portal da Loja permite que os gerentes de unidades coloquem os pedidos para a cozinha central, lancem perdas e façam inventário em uma tela simplificada”, observa.
Na Hummburg, por exemplo, o EVEREST foi fundamental para que a marca registrada da hamburgueria pudesse ser reforçada: um hambúrguer artesanal, gourmet, entregue em tempo de fast-food.
“O cliente não tem a mínima ideia sobre o que existe por trás da gestão de uma hamburgueria, mas certamente ele fica muito agradecido quando é bem atendido e recebe um produto de qualidade”, completa Eduardo Ferreira, da ACOM Sistemas.