Como a tecnologia pode ajudar o setor gastronômico na retomada em 2021

26/02/2021 10:55
noticia Como a tecnologia pode ajudar o setor gastronômico na retomada em 2021
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Mais de 70% das empresas em todo o mundo aceleraram suas estratégias de transformação digital na pandemia de Covid-19, situação global que exigiu maior conectividade, necessidade de interação remota com clientes e entendimento de seus padrões de consumo.

O estudo, realizado pela global KPMG, veio reforçar o que todos já sabíamos: contar com tecnologia nos negócios é cada vez mais essencial para o sucesso das empresas. E, não poderia ser diferente para as do setor gastronômico.

“Hoje, já é possível contar com tecnologias capazes de atuar em todas as etapas do negócio. Elas permitem uma visão macro do empreendimento, auxiliam no gerenciamento das atividades diárias e apontam possibilidades a serem seguidas, impulsionando e sustentando o crescimento. Além disso, sobra tempo para os gestores se dedicarem à parte criativa, o que contribui para a inovação do mercado como um todo”, conta Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas, empresa líder no desenvolvimento de tecnologia para gestão de empresas do setor de food service.

Segundo Ferreira, o uso de tecnologia para gestão de empreendimentos gastronômicos, especificamente, tem crescido a cada ano, por proporcionar maior praticidade, qualidade, economia e rentabilidade. E deve assumir, em 2021, uma posição de destaque, por apresentar funcionalidades que permitem aos empresários planejar e recuperar as perdas de 2020, para, enfim, crescer neste ano. 

Após o ano difícil que foi 2020 para todo o mercado em ocasião da pandemia, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos estabelecimentos gastronômicos para planejar 2021, reverter perdas e alcançar as metas de dois anos inteiros em apenas um”, reforça Eduardo Ferreira.

Acompanhe os benefícios que a tecnologia pode proporcionar aos bares, restaurantes e redes:

CENTRALIZA INFORMAÇÕES:  Uma boa tecnologia de gestão de negócios permite centralizar os dados e a administração de um restaurante ou de vários (rede) em um único local - como finanças, cadeia de suprimentos, compras, entre outros, automatizando processos, ganhando tempo e reduzindo erros. E, ainda, através de integrações com sistemas de BI – Business Intelligence -, é possível obter uma análise completa do negócio, além de auxiliar a tomada de decisões por parte dos gestores.

REDUZ O CUSTO DAS MERCADORIAS: Um sistema consegue realizar o controle de estoque, através do rastreamento dos suprimentos, e avisar o empresário a hora de reabastecer. Ele também analisa os custos de compra e mostra quanto a empresa está gastando com cada produto no estoque, para, assim, indicar possibilidades de pedidos que permitam diminuir o CMV – Custo de Mercadoria Vendida - e aumentar a lucratividade. “Esta funcionalidade permitiu que um cliente nosso conseguisse reduzir em 10% o CMV de seu restaurante. Ele percebeu que poderia comprar em maior quantidade, negociar valores mais baixos para os seus insumos e foi isso que ele fez”, conta Ferreira.

AUTOMATIZA AS COMPRAS: Várias ferramentas buscam o entendimento dos padrões de consumo de um estabelecimento, para assim, auxiliar na automatização das compras. O  ERP EVEREST, por exemplo, utiliza Machine Learning na análise dos padrões de compra e da baixa de produtos para montar pedidos automaticamente, quando estiver integrado a uma loja on-line.

PADRONIZA PRATOS E REDUZ O DESPERDÍCIO: Um recurso muito utilizado por redes de restaurantes é a padronização dos pratos. Através de uma funcionalidade, como o Ficha Técnica do ERP EVEREST, é possível ter a descrição detalhada de cada prato, definir a quantidade exata de cada ingrediente da receita, evitando desperdícios, o que acaba por refletir diretamente na qualidade e na rentabilidade de cada produto.

RENTABILIZA O DELIVERY: Muitos restaurantes que não contavam com o sistema de entrega tiveram que se adaptar durante a pandemia, e muitos que tinham reestruturaram processos para atender o aumento da demanda. Esta é uma tendência que veio para ficar e envolve muito o uso da tecnologia. Ferramentas de gestão podem auxiliar em toda esta fase do negócio, apontando qual prato custa mais, qual tem a maior saída, além de criar cardápios especiais ou de alta lucratividade.

GESTÃO FINANCEIRA: Tecnologias de gestão trazem funcionalidades para organização e fácil acesso a informações dos setores contábeis, fiscais e financeiros. O ERP EVEREST, por exemplo, da ACOM Sistemas, possui o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), função que apresenta tudo isso em um relatório personalizado, de fácil visualização e entendimento ao proprietário do estabelecimento. “É possível visualizar pontos fracos e fortes dos negócios, assim como áreas que produzem lucro e as que estão dando prejuízo”, diz o CCO da ACOM.

CONCILIAÇÃO BANCÁRIA:  A automatização dos processos bancários e fiscais possibilita ao empresário mais tempo para focar em estratégias, além de evitar erros em transações bancárias, completamente passíveis quando realizados manualmente.

GERAÇÃO DE NOTAS FISCAIS: Automatizam a geração de notas fiscais, o que muitas vezes toma tempo e preocupa os gestores. Evitam erros e os profissionais ficam liberados para atuarem na parte estratégica.

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