POLI/UPE - ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO COMPLETA 109 ANOS
Poli/UPE chega aos 109 anos como referência na formação de engenheiros no BrasilImagem: matéria divulgação.
Por Fábio Junior via, UPE notícias.
A Escola Polytechnica de Pernambuco nasceu no dia 6 de março de 1912 a partir do sonho de 11 professores do Gymnasio Pernambucano. Eles aproveitaram a promulgação da Lei da Reforma do Ensino Superior, conhecida como Lei Rivadávia, para criar no estado uma instituição que formasse profissionais da área de engenharia. No registro em cartório um ano depois, já com a adesão de mais um docente na lista de fundadores, a Polytechnica definia-se com a missão de “desenvolver o ensino das ciências matemáticas, físicas, químicas e naturais e os conhecimentos técnicos indispensáveis à profissão de engenheiro”.
No início, as aulas eram ministradas no prédio do Colégio Alemão, na estrada da Ponte d’Uchoa, e no próprio Ginásio Pernambucano. Em 1914, a Poli (como é conhecida até hoje, já com a grafia atualizada) transferiu-se para a sua primeira sede: um chalé no estilo francês na Avenida Manoel Borba, esquina com a Rua Gervásio Pires, no bairro da Boa Vista. No final deste mesmo ano, foram diplomados os dois primeiros engenheiros formados na instituição.
Em 1937, a Poli instalou-se em um casarão alugado na Praça Euclides da Cunha, no bairro do Benfica. Com grande esforço e uma campanha de arrecadação pública, o imóvel foi adquirido em 1944. Em 1953, a Poli agregou-se à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A construção da sua sede foi concluída em 1958. Em 1966, a escola incorporou-se à Fundação do Ensino Superior de Pernambuco (Fesp). Em 1991, a Fesp tornou-se a Universidade de Pernambuco (UPE).
Ao longo de mais de um século de existência, a Poli criou variados cursos de engenharia acompanhando as demandas tecnológicas. São oferecidas graduações em Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica Eletrônica, Engenharia Elétrica Eletrotécnica, Engenharia Elétrica Telecomunicações, Engenharia Mecânica e Física de Materiais. Na pós-graduação, há especializações em diversos cursos, além de mestrado em Engenharia Civil e Engenharia de Sistemas e mestrado e doutorado em Engenharia da Computação.
Fonte: http://www.upe.br/notícias.