Se alguém for contar a história do reggae no Brasil terá que, obrigatoriamente, mencionar o nome de Ras Bernardo
Não dá para falar de um sem citar o outro. São histórias que correm juntas ao longo do tempo. Tempo que vem de longe, há mais de trinta anos atrás, quando Ras Bernardo montou sua primeira banda, Lumiar, para participar de um pequeno festival em Belford Roxo, Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.Mais por intuição do que por planejamento, essa mesma banda antecipou uma onda, que somente anos mais tarde, em 1991, estouraria na cena musical brasileira o grupo Cidade Negra. Honrando toda a herança cultural que o destino lhe deu, o Cidade Negra espalhou o reggae por todo o país.
Após o sucesso dos dois primeiros álbuns, Lute pra Viver e Negro no Poder, Ras Bernardo sai do Cidade Negra em 1993 e encaminha a produção do seu primeiro disco solo Atitude Pátria (1993). O segundo álbum de sua carreira solo foi Jah é Luz (2007) e depois Direção ao Leste (2013). Durante esse período, além de shows com banda, Ras Bernardo inicia suas apresentações em formato SoundSystem, estilo muito popular da Jamaica.
Hoje em dia Ras Bernardo está finalizando seu novo álbum, Loteria, que será lançado até o final de 2020. Além disso, vem trabalhando com seu programa online RAS Entrevista, iniciando o sonho da RASTV, além de projetos acústicos, participações em músicas de outros artistas, criando conteúdo para programas em seu canal no YouTube, escrevendo músicas novas, enfim, sempre produzindo.
Em 2021 o álbum Lute para Viver fará 30 anos, Ras Bernardo e Da Ghama já estão preparando uma turnê de 30 anos com os Originais Cidade. Fique ligado!
Studio FKM Estação Digital de Rádio
Programa Studio ao vivo
Apresentação e Produção
Marco Fukuyama
https://studiofkm.com
Mande seu material para :
producao@studiofkm.com
@studiofkm