Como a má estruturação do setor de marketing pode influenciar nos outros setores do seu negócio?

22/07/2021 10:12
noticia Como a má estruturação do setor de marketing pode influenciar nos outros setores do seu negócio?
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Estruturar adequadamente o setor de marketing de uma empresa vai além de escolher as melhores estratégias de marketing digital.

As equipes precisam ter um planejamento a ser seguido, objetivos que guiam a atuação dos profissionais e metas a serem batidas.

É tarefa do gestor reunir-se com os membros do setor e definir previamente esses e outros pontos fundamentais.

A estruturação consistente do setor de marketing é o primeiro passo para garantir estratégias eficazes.

Preparamos esse texto para você conhecer os principais aspectos da estruturação do setor e o que pode acontecer se ele não for bem estruturado. Confira!

Construindo um setor de marketing

Para começar, vamos falar sobre os primeiros passos para dar forma a um setor de marketing disruptivo e consistente.

Acompanhe as dicas a seguir e dê o pontapé inicial para suas estratégias na área, como o inbound marketing.

Tenha metas

Toda equipe precisa ter metas que deem o tom de cada ação. Elas devem ser definidas previamente em reuniões.

Conheça alguns exemplos de metas:

  • Aumentar o faturamento mensal;
  • Aumentar o número de clientes;
  • Ter mais visibilidade no mercado;
  • Divulgar um novo produto.

As metas dependem dos objetivos e das necessidades da empresa. Sua definição envolve a discussão de ideias com a equipe.

Defina o público

As estratégias de marketing digital sempre buscam dialogar com um público específico. Esse público deve ser definido antes que qualquer ação seja implementada.

Reúna informações básicas dos perfis que você deseja alcançar, como nome, e-mail e localização. Utilize esses dados para segmentar suas campanhas nos diferentes meios, do Twitter Ads às demais redes.

Escolha os canais

A escolha dos canais depende da definição do público-alvo, assim como das metas e objetivos da empresa.

A internet tem uma infinidade de plataformas e formatos que podem ser aproveitados. Isso não significa que as marcas precisam estar em todas elas. É preferível escolher um número limitado de canais e desenvolvê-los ao máximo.

No marketing digital, duas das plataformas mais indicadas são os blogs e as redes sociais.

Os blogs permitem que a marca tenha um local personalizado para fazer marketing de conteúdo, enquanto as redes sociais são ótimas para repercutir esse conteúdo e desenvolver um diálogo com os clientes.

Faça a gestão de pessoas

O dia a dia de um setor de marketing é cheio de prazos e demandas a serem cumpridas.

Esses fatores precisam ser administrados de modo que seja possível coordenar todas as atividades em um tempo hábil.

É interessante utilizar softwares de gestão automatizada que permitem que o gestor acompanhe todo o cronograma.

Pense na jornada do cliente

A jornada do cliente corresponde às etapas pelas quais os leads passam na hora de serem convertidos.

Oferecer um atendimento que estimule os leads a se tornarem clientes envolve estratégias integradas e agilidade.

Por isso, os setores de marketing e de vendas precisam estar profundamente sintonizados. A troca de informações é vital para a conversão de novos clientes.

Falhas mais comuns no setor de marketing

Nos tópicos acima, apontamos os elementos primordiais de um setor de marketing bem estruturado.

Agora, mostraremos o que pode acontecer se a estruturação for falha. Conheça os erros mais comuns nessa etapa tão crucial para as empresas.

Falta de integração entre marketing e vendas

As equipes de marketing e vendas dependem uma da outra para cumprir as metas e objetivos propostos.

Caso a comunicação entre elas não seja eficiente, as estratégias discutidas previamente não terão o mesmo impacto.

Cada ação de marketing precisa ser acompanhada continuamente. A análise das métricas é fundamental para descobrir o que pode ser melhorado.

Uma integração entre as equipes garante que as análises e eventuais modificações ocorram com agilidade.

Canais errados

Os canais de marketing são tipicamente escolhidos de acordo com os hábitos do público-alvo.

Contudo, se as escolhas forem equivocadas, todos os esforços do setor de marketing podem ir por água abaixo.

Por exemplo: seu blog pode ser extremamente completo, mas se não houver estratégias específicas para divulgá-lo nas redes sociais, as pessoas não chegarão até ele.

Público-alvo impreciso

A determinação do público-alvo presume o uso de dados para identificar padrões de comportamento e características gerais das pessoas.

Fazer essa identificação necessita de instrumentos para gerir um alto volume de dados e estratégias para transformar as informações colhidas em matéria-prima para o marketing.

Sem essa dimensão, o público-alvo não fará verdadeiramente jus às intenções e possibilidades da empresa.

Perceba como um setor de marketing bem estruturado é fruto de trabalho contínuo e competente.

As falhas nesses processos podem acarretar grandes danos à imagem e às finanças da empresa.

 

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