DIABETES TIPO2: REVERSÃO DE QUADRO É POSSÍVEL REVELA ESTUDO
Estudos mostram que há possibilidade de reversão desse quadro por meio de mudança de hábitos
Flávio Jorge Moura, 49 anos, Diretor de Saúde do Instituto Social Geraldo Rodrigues Pego (INSTITUTO GERP) responsável e idealizador do Grupo Diabete Regulada, que foi criado no dia 27 de novembro de 2019, tem uma história pessoal com a diabetes tipo 2.
Há muitos anos, primeiramente com o triste episódio do falecimento de sua mãe, vítima dessa doença e posteriormente com o seu diagnóstico.
A partir desses fatos decidiu pesquisar, estudar, enfim, buscar conhecimentos que pudessem auxiliar no controle da diabetes.
Começou a colocar em prática o que foi aprendendo e vieram os primeiros resultados positivos. E através desses resultados foi criado o Grupo DR (Diabete Regulada) na plataforma do WhatsApp.
O grupo tem por objetivo conscientizar o maior número de pessoas de que a diabetes tipo 2 é uma doença nutricional e mostrar que existe a possibilidade de reversão desse quadro através da mudança de hábitos.
Hoje são quatro grupos na plataforma WhatsApp e estamos expandindo para as outras mídias sociais.
“Há muitos relatos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas e hoje não precisam mais usar nenhuma medicação. (Lembrando que o desmame e a retirada total da medicação é feita através do médico endocrinologista que acompanha o paciente); temos o relato de pessoas que perderam peso, que passaram a ter mais disposição e qualidade de vida”. Por isso, quanto mais pessoas conhecerem a doença, e aprenderem sobre a reversão, mais qualidade de vida essas pessoas terão”, explica o pesquisador.
Pensando nisso, será realizado, neste mês de novembro (mês da prevenção da diabetes) o evento DIABETES REGULADA. O evento será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, dia 26 de novembro, das 18h às 22h. Entre os palestrantes estarão Dr. Douglas Ferrari e Flávio Jorge.
Sobre o Instituto GERP
Quem Somos:
A associação civil denominada Instituto Social Geraldo Rodrigues Pego, igualmente conhecida como GERP, é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos, que tem como objetivo contribuir para a integração ao mercado de trabalho, por meio da capacitação e atualização profissional, desenvolver ações para a preservação do meio ambiente, acessibilidade, inclusão social, pesquisas cientificas e culturais, bem como promover a assistência social, assistência à saúde, no território nacional.
MISSÃO:
Contribuir com o desenvolvimento social, fomentando o voluntariado e fortalecendo o investimento social. Promover a sustentabilidade comunitária por meio da educação, cultura, da assistência social e do exercício de seu papel cidadão, a fim de que sua ação protagonista a conduza à verdadeira melhoria da qualidade de vida.
VISÃO DE FUTURO:
Constituir-se como referência na atuação em rede, em prol da inclusão e transformação social. Promover com agilidade e em níveis exemplares a melhoria das condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade do município.
VALORES
Transparência – No desenvolvimento de suas atividades, o Instituto zelará pela transparência de informações, processos e resultados, atuando com ética em todos os seus relacionamentos e ações, promovendo o bem social de maneira sustentável. Tendo a diversidade social, econômica e cultural.
Cooperação - No desempenho das atividades de interesse coletivo e em conjunto com as partes envolvidas, o Instituto colabora para o desenvolvimento socioambiental pautado na responsabilidade, dedicação e integridade.
Valorização da Diversidade - Tanto na prática do investimento social como em suas relações, o Instituto reconhece o valor de cada cidadão, estimulando a contribuição de todos e respeitando a diversidade social, econômica e cultural.