A partir de quantos anos uma criança pode ter um celular?
No mundo tecnológico de hoje, as crianças praticamente nascem sabendo utilizar celulares e computadores, o que leva os pais a ficarem com uma imensa dúvida: a partir de quantos anos uma criança pode ter um celular? Além de ser muito válida, essa dúvida é extremamente comum hoje em dia.
Isso porque a tecnologia está revolucionando o mundo que conhecemos, e promete revolucionar cada vez mais, tanto no que diz respeito a busca por informações, quanto no que se refere a comunicação e aproximação de pessoas.
E se toda essa tecnologia já é importante e indispensável na vida das pessoas adultas, as crianças, é claro, não ficariam isentas disso. Muito pelo contrário, elas estão aprendendo cada vez mais rápido como a tecnologia funciona e todos os benefícios que ela proporciona.
Sendo assim, crianças cada vez menores desejam celulares, tablets e notebooks próprios, a fim de sentirem que podem usufruir de toda essa tecnologia quando quiserem e de onde estiverem. E é exatamente por isso que os pais se preocupam e não sabem ao certo a partir de quantos anos uma criança pode ter um celular.
E com o intuito de ajudar os pais a ficarem mais calmos a respeito deste assunto, este artigo irá falar mais sobre a idade ideal para dar um celular para uma criança e quais são os principais cuidados que os pais devem tomar quando entregarem o primeiro dispositivo móvel para seus filhos.
A partir de quantos anos uma criança pode ter um celular?
Por mais que muitas pessoas defendam que os filhos devem ter celulares somente após a maioridade, essa não é uma realidade e também não é o ideal, visto que a tecnologia faz parte da vida de todos agora, e o celular também é muito benéfico para o aprendizado e desenvolvimento das crianças.
Mas afinal, a partir de quantos anos uma criança pode ter um celular? Estudos apontam que é difícil apontar uma idade certa, dizer que é aos 7, aos 8, aos 10 ou aos 12 anos é bem relativo, pois não depende da idade da criança em si, mas da maturidade emocional e intelectual que ela possui.
Pois o problema não está na tecnologia, pois ela pode ser benéfica para o aprendizado de uma criança, e pode auxiliar até mesmo na escola. O problema é deixar que a internet se torne o único ambiente da criança. É exatamente isso que não pode acontecer.
Portanto, não há uma idade específica, cabe aos pais decidir a partir de quantos anos uma criança pode ter um celular quando se trata de seus próprios filhos, pois somente eles podem dizer se a criança tem maturidade para isso ou não.
Cuidados que os pais devem ter ao dar o primeiro celular para a criança
A superexposição à tecnologia é prejudicial para as crianças, por essa razão, quando você decidir entregar um celular próprio para seu filho, é importante lembrar-se de tomar alguns cuidados. Veja abaixo quais são eles.
Explicação e diálogo são essenciais
Os pais precisam lembrar todos os dias de explicar aos filhos calmamente todos os riscos que a internet possui, que ao mesmo tempo que ela representa liberdade, ela também envolve muitos riscos, e as crianças precisam estar sempre atentas e tomar cuidado com os conteúdos que acessam.
Monitoração não pode faltar
Monitore o uso do celular das crianças para saber que tipo de conteúdo estão acessando e se o aparelho realmente está sendo benéfico e utilizado apenas para jogos, ou se está atrapalhando a rotina e desenvolvimento da criança.
Estabeleça limites
Estabeleça um tempo limite de uso diário do aparelho, para que a criança não fique superexposta ao celular e deixe de lado tarefas, atividades e deveres que são importantes no dia a dia.
Momentos longe da tecnologia são necessários
A tecnologia é muito boa, e pode trazer inúmeros benefícios para as crianças, contudo, é muito importante nunca esquecer que os momentos em família longe da tecnologia são de extrema importância para o desenvolvimento da criança e para a criação de um vínculos entre pais e filhos.
Por esse motivo, não deixe de fazer coisas junto com os seus filhos, como por exemplo, comprar roupa de time para bebês, caso tenha crianças pequenas na casa também, e para o restante da família e fazerem um campeonato de futebol em família.
Atividades como essa ao ar livre em família são extremamente importantes, e a criança crescerá entendendo que o mundo é muito mais do que uma tela de celular, e aprenderá que momentos sem tecnologia também são muito divertidos.
Portanto, agora que você já sabe que cabe apenas aos pais decidir a partir de quantos anos uma criança pode ter um celular, converse com o seu filho, tome os cuidados necessários, e veja se ele está maduro o bastante para ter seu próprio celular com acesso a internet.