4 formas de melhorar o desempenho da sua equipe no chão de fábrica
Historicamente, o Brasil sempre teve dificuldades em apresentar bons números quando o assunto é produtividade no chão de fábrica. Para se ter uma ideia, entre os anos de 2007 e 2018, houve uma baixa no total dos fatores (PTF) em grande parte dos setores da indústria em nosso país.
Naquele período, apenas quatro áreas aumentaram na PTF: extração de petróleo e gás natural; fabricação de produtos alimentícios; preparação de couro e fabricação de artefatos de couro; e fabricação de papel, celulose e produtos de papel.
De acordo com um levantamento feito pelos economistas Mário Jorge Mendonça, Rodrigo Pereira e Beatriz Pinna no estudo Uma Análise da Produtividade da Indústria Brasileira, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o aumento da produtividade é fundamental para o desenvolvimento econômico.
No entanto, mesmo com o passar dos anos, ainda não foi possível observar uma evolução no Brasil. No primeiro trimestre de 2021, a produtividade da indústria brasileira teve uma queda de 2,5%, conforme um estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A instituição destaca que a quantidade de horas trabalhadas cresceu em 1,9%. Mesmo com o número positivo, foi observada uma baixa de 0,5% quando o assunto é produção.
O número de produtividade está relacionado à quantidade produzida pela indústria dividida pelo número de horas trabalhadas. De acordo com a CNI, a incerteza da crise sanitária causada pelo novo coronavírus influenciou negativamente na produtividade.
“Soma-se à elevada incerteza, o desarranjo das cadeias produtivas, associado a: estoques ainda baixos, alta dos custos e aumento da escassez de insumos e matérias-primas”, detalha a CNI ao informar que, desde o início da pandemia, os movimentos da produtividade do trabalho vêm sendo influenciados “principalmente pela conjuntura e não por mudanças duradouras, como maior qualificação do trabalho ou inovações tecnológicas”.
Como melhorar a performance da equipe no chão de fábrica?
Há uma luz no final do túnel. Conheça algumas dicas para melhorar a produtividade no chão de fábrica.
1- Invista em tecnologia
O software e a automação de processos são fundamentais para melhorar os procedimentos do chão de fábrica. Os sistemas de gestão, por exemplo, ajudam a monitorar todas as áreas da empresa, desde o financeiro até a produtividade dos membros da equipe.
A automação ajuda a substituir processos que são feitos de forma manual e repetitivos, ocupando muito tempo dos funcionários. Além de aumentar a agilidade de produção, esse tipo de investimento ajuda a reduzir as falhas humanas.
2- Crie processos
Para otimizar a performance no chão de fábrica, é essencial ter organização. Um gestor de sucesso é aquele que conhece cada processo que deve ser executado, que faz o mapeamento de todas as fases e estabelece os fluxos de trabalho.
A partir daí, cada membro da equipe será encaminhado para uma atividade, impedindo que as tarefas fundamentais sejam esquecidas pelo time. Diante desse cenário, o chão de fábrica melhora os resultados, ganha mais tempo e evita erros durante a execução dos processos.
3- Estabeleça metas
Definir metas é uma das melhores estratégias para otimizar a produtividade da equipe. Quando todas as pessoas têm um objetivo, elas superam a procrastinação e a falta de motivação.
Você pode estabelecer metas de produção diária e mensal para todos os colaboradores do time. Porém, elas devem ser escolhidas para que os objetivos sejam alcançados. Caso contrário, a motivação dos funcionários será afetada, impactando diretamente na produtividade e no sucesso da empresa.
4- Otimize a confiabilidade dos equipamentos
Quando os equipamentos e máquinas da sua empresa não funcionam corretamente, tanto a produtividade quanto o faturamento do negócio são afetados. Por isso, estabeleça manutenções e inspeções periódicas para evitar que o trabalho seja interrompido.
Outra dica interessante é investir em equipamentos de qualidade. Na hora de adquirir grades de piso, prioriza eficiência e segurança.
Em alguns locais, as alternativas de grades padrão não funcionam corretamente, então, é necessário utilizar materiais feitos sob medida.
Furaço, especialistas em grades de piso, é uma das melhores opções do mercado para ajudá-lo a escolher os melhores materiais.
Após descobrir formas de melhorar o desempenho da sua equipe no chão de fábrica, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para o sucesso da sua empresa.