Como proceder após a picada de um animal peçonhento?
Os animais estão presentes em praticamente todos os lugares, porém alguns deles podem oferecer um certo risco à saúde das pessoas, por isso neste artigo você terá informações essenciais sobre como proceder após a picada de um animal peçonhento.
Muitas os cuidados excessivos das pessoas não são em vão, assim como elas se cuidam para que esses acidentes não aconteçam, existe também a questão da fobia ou medo desses bichos, por exemplo: se uma pessoa sonhar com escorpião já é o suficiente para ela ficar atenta, e todo cuidado nunca é demais.
Vale ressaltar que todas as informações que foram citadas neste artigo serão embasadas em boas fontes e que são confirmadas pelo Ministério da Saúde no Brasil, então agora você pode ficar mais confiante quanto aos conhecimentos que serão discorridos abaixo.
Saiba como proceder após a picada de um animal peçonhento
Geralmente, as picadas de animais peçonhentos ocorrem devido a acidentes, por isso abaixo você verá como proceder após a picada de um animal peçonhento, então terão informações como o que você pode fazer, os primeiros socorros e como você pode evitar que esse acidente aconteça, já que as consequências podem oferecer um risco a vida das pessoas.
Primeiramente, iremos discorrer sobre o que são os animais peçonhentos e as suas espécies.
O que são animais peçonhentos
Os animais peçonhentos são definidos como animais que possuem veneno próprio e capacidade de injetar esse veneno nos predadores ou quando eles se sentem ameaçados.
Os venenos são injetados por meio de dentes, ferrões, pelos, entre outras maneiras.
Dentre eles estão os grupos de serpentes, escorpiões, aranhas, insetos e muito mais, por isso por serem extremamente pequenos alguns são praticamente imperceptíveis e quando menos se espera, eles atacam, por isso abaixo você verá como agir e o que fazer no momento da picada de algum desses animais.
O que fazer após a picada dos animais
Além dos primeiros socorros, nos quais serão citados ainda neste artigo, as dicas que foram recomendadas pelo ministério da saúde é que:
- Procurar atendimento médico urgente, já que se o veneno for muito forte você poderá ter menos tempo de vida.
- Se você conseguir informar ao médico do hospital as características do animal, ou ao menos saber por qual picada de animal você sofreu isso será muito importante.
- O ideal é manter a vítima de picada de algum animal peçonhento deitado, de forma com que ele não se mexa até o atendimento médico.
Além dessas dicas, confira abaixo os primeiros socorros para que complemente essas dicas acima.
Primeiros socorros com picadas desses animais
Após a picada de algum animal peçonhento, primeiramente é recomendado que você lave todo o local da picada com água e sabão, e vale pontuar que não é recomendado tentar remover o veneno seja furando sua pele, espremendo, nada do que você fizer para remover o veneno irá adiantar e sim poderá somente complicar a situação.
Assim como aplicar álcool, folhas, produtos ou receitas caseiras, nada irá adiantar, o correto é somente lavar com água e sabão de forma rápida e prosseguir no hospital mais próximo para que possa receber o tratamento adequado.
Agora que você já tem algumas informações úteis, prossiga abaixo para saber como você pode prevenir essas picadas de animais peçonhentos.
Como prevenir acidentes com animais peçonhentos
A prevenção de picadas por animais peçonhentos é uma das maneiras mais eficazes de garantir que você estará seguro e de preferência longe desses bichos.
Primeiramente, é necessário sempre que você for a lugares onde você sabe que pode haver presença desses animais, como em florestas, matas, etc.
Abaixo, citaremos algumas recomendações para a sua proteção e prevenção mesmo em ambientes residenciais.
- Examinar roupas, calçados, toalhas e todos os utensílios de uso pessoal antes de usá-los.
- Cuidado com bichos embaixo dos móveis, pois quando arrastados eles podem entrar em modo de ameaça.
- Vede todos os buracos de sua casa onde você acredita que possa haver algum risco.
- Cuidado com plantas trepadeiras, pois elas podem ser abrigo de algum desses animais.
- Outra dica bastante utilizada é a utilização de telas para vedar portas e janelas, assim evita bastante a entrada desses animais em sua residência.
- Caso aconteça de você se deparar com algum animal peçonhento, não tente pegá-lo mesmo que ele pareça que está morto, pois isso pode ser apenas uma estratégia de ataque. Ligue imediatamente para as autoridades responsáveis de sua cidade.
- Use sempre luvas ou botas caso for caminhar ou limpar locais onde pode se haver o risco da presença desses animais.
Neste artigo, você pode saber as informações mais úteis de como proceder após a picada de um animal peçonhento, já que é extremamente importante ter o acesso às principais informações de primeiros socorros e como evitar esses animais peçonhentos seja dentro ou fora de sua residência.