100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA X TECNOLOGIA: Fernando Quevedo Artista Plástico traz a reflexão

Artista Plástico brasileiro Fernando Quevedo foi um dos primeiros artistas a transformar suas pinturas em cripto-arte
22/02/2022 10:58
noticia 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA X TECNOLOGIA: Fernando Quevedo Artista Plástico traz a reflexão
noticia 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA X TECNOLOGIA: Fernando Quevedo Artista Plástico traz a reflexão

Por Erica Rodrigues

Fernando Cesar Quevedo de Jesus, mais conhecido como Fernando Quevedo, (São Paulo, 27 de janeiro de 1980), é um artista plástico brasileiro da atualidade.

"Quem conclui a minha mensagem é quem olha” 

Após a pintura do quadro (Neymar The Clown 1) dedicado ao jogador Neymar em 2021, Quevedo ganhou notoriedade na arte brasileira e internacional.

Quadro: Neymar The Clown 1, ano de pintura 2019

O retrato do jogador camisa 10 do PSG foi incorporado como tema e capa do documentário “Neymar o Caos Perfeito”, lançado dia 25/01/2022 pela Netflix.

O artista utiliza como pano de fundo de trabalho figuras de celebridades e famosos. Sua principal proposta é levar cada pessoa a se ver e se relacionar de forma única.

Sua inspiração criativa vem de retratos realistas misturados à personalidade do retratado.

Em tinta acrílica sobre tela, utiliza-se de técnicas variadas como: Realismo, Expressionismo, Arte Digital, Cripto-Arte, Cultura Pop e Grafite. Com explosões de cores vibrantes, suas pinturas ganham ainda mais estilo ao misturar características de super-heróis e circenses (clowns).

Todo mundo tem algum tipo de relação com a figura do palhaço, seja boa ou ruim, vai existir uma identificação. Os heróistambém seguem na mesma linha de pensamento. São figurasfortes de identificação com o público que mexem com a emoção”, explica o artista. Suas obras impactam não só pelo estilo conceitual, mas levam a uma reflexão mais profunda sobre o ser humano.

Quadro: (Tyson The Clown, 2020)

"Não tenho a pretensão de que todos entendam o que estou querendo dizer, não quero transmitir nada em específico, muito menos que saibam o que está na minha cabeça. Quero que cada pessoa traduza, a minha mensagem expressada visualmente, à sua própria experiência e história. Quem conclui a minha mensagem é quem olha”, revela Quevedo.

Por gostar de estar na vanguarda, explorar novos caminhos e ser pioneiro, se destacou realizando quatro exposições. A primeira “Clowns” em 2019, na Vila Madalena São Paulo. Ainda no mesmo ano, expôs suas obras por duas vezes na feira de artes Expo Arte em São Paulo. E em 2021 (pós-pandemia) realizou a exposição “Personagens” na estação Trianon-Masp do Metrô (Linha da Cultura) de São Paulo, uma de suas experiências mais importantes com o público.

Exposição: Personagens na estação Trianon-Masp – São Paulo

Um dos grandes diferenciais deste artista em ascensão é a versatilidade. Hoje, cria em seu ateliê novas formas e conceitos. Suas inovações procuram adaptar a arte tradicional à arte tecnológica.

No mês que se comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna, Quevedo traça um paralelo da arte moderna com os dias atuais e o futuro da arte.

Em 2021 quando começou a realizar pinturas aliadas a técnicas digitais as chamadas NFT´s, Quevedo desenhou um dos primeiros projetos de NFT solidário da história: a gravura da garota Jojo sobre uma cadeira de rodas girando pelo mundo. 

Jojo é uma garotinha doce com uma mutação genética que a impossibilita ter uma vida normal como eu e você. Ela sofre de uma mutação genética que causa uma epilepsia severa, autismo e paralisia cerebral. Jojo precisava fazer um tratamento bem caro na Rússia, e por isso fui convidado pela @stratum_x e @binance para criar um NFT solidário.

Todo dinheiro arrecadado foi destinado para a Jojo! Através da venda desse NFT em conjunto com outras fontes de arrecadação ela conseguiu ir para Rússia e concluiu seu tratamento”, relata o artista.

Quevedo visualiza a importância que a tecnologia digital tem para a difusão da arte para artistas, colecionadores e grandes empresas. Já desenhou e transpôs para esse meio, dezenas de gravuras que se transformaram em ativos digitais.

Seu trabalho inovador vem influenciando definitivamente a arte digital. Por isso, seu próximo passo será popularizar seus desenhos e licenciá-los para outros nichos como: galerias, cafés, mundo fashion, games e outros mercados.

-----------------------------

Fernando Cesar Quevedo de Jesus, é formado em Artes Plásticas pela Atlantic Union College, Massachusetts – USA. Trabalhou por 10 anos entre TVs e produtoras como Artista digital. Tem a formação de Design Gráfico pela Eastern Connecticut State University, Connecticut – USA. E possui mestrado em Animação 3D/Efeitos Especiais pela Digital Media Arts College, Florida – USA. Em 2016 iniciou seu trabalho com telas do Clowns e NFTs onde atua até hoje. Site: www.quevedoart.com.br Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCWvFSPpTjguSjCuJYCQ2qrA Instagram: @quevedoart

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL