Conselhos para conquistar sua casa na praia

18/04/2022 18:14
noticia Conselhos para conquistar sua casa na praia
noticia Conselhos para conquistar sua casa na praia

Confira como tomar a decisão certa na hora da sua escolha!

A Reforma da Previdência fez com que várias pessoas acelerassem os seus processos de aposentadoria e, agora, muitas delas ainda estão a procurar por casas de praia até 150 mil.

Da mesma forma está fazendo isso quem está trabalhando de home office desde o início da pandemia.

O sonho de poder morar no litoral é realmente algo que nunca sai da cabeça dos brasileiros, pois, afinal, o Brasil é mesmo um país conhecido por suas belas praias e atrações costeiras.

Apesar, no entanto, de haver muitas ofertas de casas de praia nessa faixa acessível de preço, com algumas dicas você pode encontrar muito mais do que busca.

Estamos falando de casas de praia mais bonitas, resistentes a intempéries e mais baratas em regiões que talvez nem mesmo tenha considerado ainda.

Dê, então, uma chance verdadeira para os seus sonhos e confira estes conselhos úteis para conquistar a casa de praia que sempre quis.

⦁    Confira o seu orçamento
 
É uma dica meio óbvia, mas é sempre válida.

Antes de iniciar a sua pesquisa por casas de praia até 150 mil, certifique-se que sabe o quanto pode gastar e as suas reais necessidades para uma casa de praia.

Talvez uma casa de praia de mais de 150 mil seja um pouco mais luxuosa, porém não seja nem de perto o que você precisa.

Portanto faça as suas contas pessoais, elenque todos os itens imprescindíveis para a casa de praia ideal para você e foque-se nessas suas anotações.

Com um orçamento realista e um bom planejamento pessoal e financeiro, a sua casa de praia nunca deixará de ser um doce presente para se tornar um fardo.

⦁    Faça uma pesquisa sobre a região

Realize uma busca sobre as últimas intempéries que ocorreram na área onde está buscando por casas de praia de até 150 mil.

Lembre-se que catástrofes ambientais ocorrem todos os anos, mas ainda assim é possível morar na praia de forma segura se a região tiver um bom histórico climático.

⦁    Considere contratar um corretor de imóveis

Também é importante que você contrate um corretor de imóveis com vasta experiência na compra e venda de propriedades em regiões litorâneas. 

Isso pode evitar que você acabe caindo em golpes ou até acabe comprando uma casa cara demais ou em uma região não tão boa assim.

⦁    Esteja atento aos materiais de construção e de fundação

Em geral, as casas e apartamentos de praia podem ser ameaçados por intercorrências climaticas, como tempestades e ventanias fortes. 

É por isso que a construção deve ser a mais resistente possível. 

Caso contrário, você estará em perigo. 

Se a região onde quer comprar apartamentos de praia de até 150 mil apresentar um risco alto de inundações, você também pode considerar comprar imóveis em outra área.

Além disso, os materiais precisam ser resistentes a inundações, ventanias, fortes chuvas e temperaturas altas.

Os melhores materiais de construção para casas e aptos de praia até 150 mil geralmente incluem concreto e madeira natural. 

O concreto é o material de construção mais durável para casas de praia, pois resiste a fortes ventos e à chuva bem melhor que a maioria das casas de madeira.

Além disso, na hora de procurar casas de praia até 150 mil para comprar, não se esqueça de conferir o tipo de telhado que o imóvel possui.

Com o clima típico das regiões litorâneas, o material que for usado no telhado certamente sofrerá mais desgastes do que se estivesse em uma casa em uma área urbana qualquer.

Por causa disso, procure uma casa na praia até 150 mil com telhado de telha ou de metal.

Esses são dois tipos de materiais altamente resistentes ao vento e manterão a sua casa segura no caso de tempestades e ventanias fortes.

Outra dica é escolher janelas robustas que protegerão a sua casa ou apê de praia contra muitos danos causados ​​por intempéries. 

Caso opte por comprar uma casa de praia sem esses tipos de janelas e materiais, recomendamos que os instale na sua casa de praia logo depois de se mudar.

⦁    Reflita sobre uma possível necessidade de contratar um gestor para a propriedade

Se a casa de praia não for sua casa principal, você pode precisar de algum tipo de serviço de administração de imóveis para que o imóvel seja bem cuidado enquanto estiver longe. 

Isso significa que alguém deve ficar responsável por coordenar todo o controle de pragas, paisagismo, necessidades de manutenção e serviços de arrendamento – seja você ou não.

⦁    Pense se vale a pena comprar uma casa muito próxima da água

Para muitas pessoas, morar bem perto da água é uma das características mais importantes na hora de comprar casas na praia de até 150 mil. 

Contudo, é preciso pesar as vantagens e desvantagens de viver muito próximo do oceano.

Não obstante morar próximo da água certamente seja conveniente e gere um bom lucro no caso de revenda, certamente também aumenta a exposição a enchentes.

Mas se o imóvel tiver materiais de construção de qualidade e você puder arcar com reparos e trabalhos de manutenção, morar pertinho da água pode ser o melhor investimento.

⦁    Se puder, não abra mão dos espaços ao ar livre

Um dos motivos pelos quais qualquer pessoa provavelmente compra uma casa de praia é porque quer aproveitar o ar livre e a paisagem da região.

Sendo assim, certifique-se de avaliar os espaços exteriores da casa antes de comprar.

As casas de praia de até 150.000 que você está buscando têm um quintal ou uma varanda? E uma vista para o mar? A casa tem piscina ou jardim? 

Todas essas características podem ajudá-lo a comprar o imóvel dos sonhos, e não apenas uma casa a um preço baixo que, no fim das contas, você nem vai gostar de ter tanto assim.

⦁    Esteja aberto a mudar de região (se quiser economizar algum dinheiro a longo prazo)

Sabia que existem algumas cidades do Brasil que oferecem descontos no IPTU para aposentados?

Esse é o caso de Praia Grande, que oferece até 60% de desconto no Imposto Sobre a Propriedade Urbana a aposentados que tenham casa na região.

Outras áreas litorâneas também possuem imóveis mais baratos e uma carga tributária bem menor, então vale a pena pesquisar por opções mais em conta para você.

Agora que você já conhece os segredos para encontrar boas casas de praia até 150 mil, segue a gente nas redes sociais e deixa um comentário por lá dizendo o que achou do artigo!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL