Posicionamento web no Google: como aparecer de graça no Google

20/04/2022 17:55
noticia Posicionamento web no Google: como aparecer de graça no Google
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Ao contrário do Google Ads, com SEO você pode aparecer no topo do Google sem anúncios, sem pagar e de forma orgânica.

Os resultados podem levar de 6 a 12 meses e não podem ser garantidos. No entanto, se estiverem disponíveis, funcionam melhor que os anúncios, pois inspiram mais confiança. Se seu cliente tivesse entrado no site da sua empresa por meio de SEO, teria confiado mais na empresa do que se tivesse entrado por meio de um anúncio.

Se precisar de uma Consultoria SEO, visite: https://webtrends.net.br/consultoria-seo/

 

Vantagens e desvantagens de SEO e SEM

SEM

Vantagens:

  • Aparece no Google Imediatamente
  • Você pode determinar o investimento diário (não há mínimo)
  • Você pode segmentar por pesquisa de usuário e área geográfica

Desvantagens:

  • Você tem que pagar por cada clique no seu site
  • As pessoas têm uma certa desconfiança dos anúncios

SEO

Vantagens

  • Não paga por clique
  • As pessoas confiam mais nos resultados orgânicos
  • Dura no tempo

Desvantagens

  • Os resultados são de longo prazo, pode levar de 6 meses a 1 ano
  • Requer mais trabalho do que SEM

 

Fatores mais importantes do posicionamento orgânico no Google

De acordo com uma publicação de 5 de maio de 2020 da  Ahrefs, uma conhecida ferramenta de SEO, os fatores de classificação orgânica mais importantes no Google são atualmente os seguintes:

 

Backlinks

Backlinks são links de outros sites para o seu site e são considerados um dos fatores mais importantes, e que “movem a agulha”, quando se trata de alcançar o posicionamento orgânico no Google. A coisa mais importante que você precisa saber sobre este tópico é o seguinte:

O algoritmo do Google leva em consideração o número de links para seu domínio e para a seção de sua página web em particular que você deseja posicionar.

Não só o número de links para o seu site é importante, mas também a qualidade e a relevância dos sites dos quais você obtém os links. Por exemplo, é importante que sejam sites da mesma categoria ou que estejam relacionados (relevância), e que os sites tenham uma boa métrica de autoridade (qualidade). Existem ferramentas gratuitas como o Mozbar  que permitem medir a autoridade do site enquanto navega no Google Chrome. Quanto maior a métrica de autoridade, maior a probabilidade de você classificar no Google ao receber um link desse site específico.

Existem certos links que possuem a tag “no-follow” que não contribuem para que seu site melhore seu posicionamento orgânico ou contribuam muito pouco. Por exemplo, links de redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin, etc), da Wikipedia ou de comentários em blogs têm a tag “no Follow” por padrão. Ao instalar a extensão do Google Chrome “ Strike No Follow ” você pode ver automaticamente quais links não são seguidos (eles aparecem riscados).

Se tiver dificuldade com criação de links, procure por uma agência de link building.

 

Atualização

Quanto mais você atualizar o conteúdo ou publicar novo conteúdo, maiores serão as chances de melhorar sua posição no Google.

 

Autoridade temática

O Google tenderá a posicionar sites que falam sobre um determinado tópico que sejam especialistas nesse tópico específico. Por exemplo, se Juan, “O rei dos tratores”, e Martín, o rei do agro (vende todos os tipos de produtos agrícolas), estão competindo para aparecer na pesquisa do Google “peças de reposição” com um artigo semelhante de “ O que são as melhores peças de tratores”, Juan terá mais chances de aparecer no topo, já que seu site é específico para tratores, enquanto o site de Martin cobre um tema mais amplo.

 

Intenção de pesquisa

O Google leva em consideração a intenção do usuário ao pesquisar, e há certos tipos de pesquisas em que determinados tipos de conteúdo terão um desempenho melhor do que outros. Por exemplo, para pesquisas que incluem a palavra "comprar", como "comprar peças de trator", o Google mostrará resultados que são categorias ou páginas de produtos de sites de comércio eletrônico. Por outro lado, para pesquisas mais informativas como “manutenção do trator”, o Google tenderá a mostrar vídeos explicativos do YouTube ou artigos de blog.

 

Profundidade do conteúdo

O Google tende a posicionar melhor os sites que cobrem um determinado tópico em profundidade. Uma boa prática é ver o que esses sites que aparecem nas primeiras posições têm em comum. A ideia não é copiar o conteúdo deles, mas entender quais informações importantes eles estão dando ao usuário e tentar melhorar esse conteúdo.

 

Velocidade do seu site

Apesar de ter um site mais rápido que a concorrência não necessariamente melhorará sua classificação no Google, se tiver que ser rápido o suficiente para que as pessoas que entrarem em seu site não tenham uma experiência ruim, já que um carregamento lento pode prejudicar seu ranking.

 

HTTPS

Ter um site seguro , que comece com HTTPS, e que não diga “Não seguro”, é um fator que, embora não seja decisivo, melhora seu posicionamento orgânico no Google.

 

Otimização para celulares

Ter um site multidispositivo que proporcione uma boa experiência tanto no celular quanto no desktop é outro fator importante.

 

Experiência de usuário

Existem várias conjecturas sobre quais métricas o Google usa para medir a satisfação do usuário, como taxa de rejeição, tempo médio de sessão ou CTR (taxa de cliques). Como não há certezas sobre as métricas utilizadas, é aconselhável focar em tornar a experiência agradável para o usuário, com postagens fáceis de ler, organizadas, interessantes, responsivas e sem publicidade intrusiva.

 

Precisão do conteúdo

O Google visa fornecer as respostas mais precisas possíveis para as perguntas dos usuários e usa bancos de dados para verificar as informações, por isso é importante usar fontes confiáveis ​​que forneçam dados precisos.

 

Posicionamento no Google Meu Negócio

A criação de um perfil do Google meu negócio é gratuita e permite que você apareça no Google Maps quando as pessoas próximas à sua empresa pesquisarem o nome da sua empresa ou o produto ou serviço que você oferece.

Suponha que uma empresa que vende peças de tratores seja chamada de "O Rei dos Tratores". Se o Rei dos tratores tiver um perfil do Google Meu Negócio, quando as pessoas procurarem por "peças de reposição para tratores" ou "O Rei dos tratores" dentro da cidade de Arrecifes (onde está localizado) ele aparecerá no Google Maps com um alfinete com o resto dos lugares na área que vendem peças de tratores.

Um dos métodos que o Google usa para verificar se sua empresa física existe é enviar uma carta pelo correio com um código que você deve usar para ativar sua conta.

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