Como fazer planejamento estratégico de marketing?
Como fazer planejamento estratégico de marketing é uma das maiores preocupações das empresas, pois impacta na notoriedade da marca, na aquisição de novos clientes, na sua fidelização, sem esquecer das vendas.
Portanto, toda estratégia de marketing que traz resultados se baseia em um planejamento concreto e detalhado.
Para te ajudar, vamos mostrar aqui as principais etapas deste planejamento, e assim, você poderá alcançar mais rapidamente os resultados que deseja!
O que é um planejamento de marketing?
Antes de saber como fazer planejamento estratégico de marketing, o que é um planejamento de marketing?
Então, é um documento que reúne todas as ações de marketing que devem ser feitas em um determinado período.
Dessa forma, é possível projetar e colocar em prática todas as estratégias a fim de alcançar os objetivos traçados.
Como fazer planejamento estratégico de marketing?
Veja como fazer planejamento estratégico de marketing em 8 etapas:
1.Analisar a empresa de maneira interna e externa
Antes de realizar um plano de marketing, a empresa deve saber qual é a sua situação ideal, o mercado e seus concorrentes.
Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas, mas a ideia aqui é identificar seus pontos fortes e fracos, assim como as possibilidades de crescimento e os obstáculos que ela pode encontrar.
Também deve estudar a concorrência, e assim detectar quais os elementos diferenciais de sua oferta e onde quer chegar.
Lembrando que para todo lançamento de um projeto, produto ou serviço, o estudo do mercado faz parte do planejamento de marketing.
2.Definir os objetivos
Com base nas análises internas e externas, o plano de marketing deve conter objetivos precisos e concretos.
Alguns exemplos de objetivos:
- Aumentar as vendas;
- Melhorar a visibilidade da marca, de um produto ou serviço;
- Aquisição de leads qualificados;
- Fidelizar o cliente;
- Alcançar uma parte do mercado ainda não explorada.
Cada um desses objetivos deve estar associado a um indicador que vai permitir analisar os resultados ao longo e no final da campanha.
Vale lembrar que esses objetivos devem ser mensuráveis.
3.Identificar os mercados e o público-alvo
Seja qual for o objetivo de sua campanha de marketing, a empresa deve dar uma atenção especial à escolha do seu público-alvo.
Se o público-alvo for mal definido, a campanha tem uma grande chance de fracassar.
É importante também determinar um bom nicho de mercado e se direcionar aos clientes certos.
Muitos critérios são levados em conta para realizar uma segmentação eficaz:
- Idade, sexo, nível de instrução, renda;
- Onde moram;
- Comportamentos, interesses e necessidades.
Um passo importante de como fazer planejamento estratégico de marketing é fazer um perfil do consumidor que poderá potencialmente comprar seu produto ou contratar um serviço.
Após reunir todas essas informações, é o momento de criar uma buyer persona, que é uma representação do cliente ideal.
4.Determinar o posicionamento do produto
Um outro ponto é se perguntar o que diferencia a sua oferta da dos seus concorrentes. O que o torna único?
É necessário que o produto proposto responda a uma demanda, seja pela necessidade ou qualidade.
Adotar uma estratégia de marketing, por mais agressiva que seja, não terá nenhum impacto se o produto não corresponder às expectativas do seu público.
5.Escolher os canais de marketing
A empresa deve levar em conta os objetivos, a audiência e o conjunto de suas análises antes de escolher quais canais de marketing utilizar.
Hoje em dia, investir no marketing digital é o melhor a ser feito, porque além de ser mais barato, os resultados são mais rápidos e eficazes.
Por exemplo, é crucial ter um site, preferencialmente que apareça nos primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa, e assim, sua empresa será facilmente encontrada, além de estar presente nas redes sociais.
Para isso, vale a pena aplicar técnicas de SEO, ter um site responsivo, oferecer artigos de qualidade, e para resultados ainda mais rápidos, encontrar sites para backlinks.
Apenas a título de curiosidade, backlinks são links de outros sites apontando para o seu, e quanto maior a sua autoridade e credibilidade, isso automaticamente é transferido para o seu.
6.Determinar o orçamento de marketing
Ao determinar o orçamento de marketing, a ideia é que seja distribuído de acordo com o período de ação de uma campanha.
Geralmente, a fase de lançamento de um produto exige um investimento maior, mas se você optar pelo marketing digital ao invés do marketing tradicional, saiba que os custos são significativamente menores.
7.Avaliar o desempenho das ações de marketing
É super importante acompanhar os resultados a fim de avaliar o que funcionou e o que não funcionou.
A partir daí, a empresa vai pensar no que deve melhorar ou mesmo “abortar” alguma ação.
Por exemplo, uma empresa que deseja melhorar sua visibilidade deverá estabelecer indicadores mensuráveis como a taxa de engajamento nas redes sociais.
Conclusão
Enfim, essas são as principais etapas de como fazer planejamento estratégico de marketing, e se você não conta com uma equipe de marketing na sua empresa, a sugestão é consultar especialistas em marketing digital e SEO para te ajudar ao longo desse processo!
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