Dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar: quais as causas?

21/05/2022 16:41
noticia Dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar: quais as causas?
noticia Dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar: quais as causas?

A mão é composta de ossos, articulações e músculos que nos permitem realizar inúmeros movimentos precisos e ações variadas: pegar um garfo, escrever no computador, cozinhar e muito mais. Mas o que pode ser dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar?

De fato, a dor nas mãos pode ser devido a problemas nas articulações, tendões, ligamentos ou nervos, devido a uma doença ou lesão em qualquer uma dessas estruturas. E os sintomas podem variar de dor profunda e aguda a rigidez nas articulações.

A rigidez e o inchaço que acompanham a dor nas mãos podem enfraquecer a força e diminuir a capacidade de realizar ações rotineiras, como apertar um botão.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

As causas mais comuns de dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar

1. Artrite (inflamação de uma ou mais articulações)

Tende a ser a principal causa de dor nas mãos. É inflamação das articulações e pode aparecer em qualquer lugar da mão e do pulso. 

Existem diferentes tipos de artrite, embora os mais comuns sejam geralmente osteoartrite e artrite reumatoide. O primeiro geralmente afeta pessoas mais velhas porque corresponde ao desgaste das articulações, especificamente da cartilagem articular.

A artrite reumatoide faz com que as articulações fiquem inflamadas, causando dor e rigidez. Geralmente começa nas mãos e nos pés.

Em geral, a artrite geralmente causa dor nas articulações dos dedos e do pulso; dor depois de forçar os dedos, como agarrar algo duro ou fazer exercícios repetitivos; dor matinal e rigidez das articulações; alterações nas articulações circundantes do polegar; ou calor no local afetado.

2. Síndrome do túnel do carpo

O túnel do carpo é uma passagem estreita de ligamentos e ossos que está localizada na base da mão. Quando o nervo mediano que passa pelo túnel do carpo é comprimido, dor e desconforto aparecem no punho, causando dormência ou formigamento nos dedos, especialmente à noite.

É muito importante agir o mais rápido possível neste caso, já que, como é um processo gradual, é mais fácil atrasar ou interromper a evolução. Geralmente é causado por uso excessivo e muita pressão no nervo mediano.

3. Tendinite

A tendinite é a inflamação de um tendão, ou seja, os cordões teciduais resistentes que conectam os músculos aos ossos. 

Embora possa afetar qualquer tendão, ele o faz com mais frequência no pulso e nos dedos. Quando os tendões ficam irritados, inchaço, dor e rigidez aparecem na base do dedo, o que leva à dificuldade em mover o dedo.

4. Síndrome do túnel cubital

O nervo cubital é um dos três nervos principais do braço que vai do pescoço para a mão, especificamente em direção à palma da mão com o dedo mindinho. 

Este nervo ajuda a controlar a maioria dos pequenos músculos da mão que permitem movimentos delicados, bem como alguns músculos maiores do antebraço que ajudam a se manter forte.

Pode se contrair em várias áreas, como sob a clavícula ou no pulso, embora o ponto de compressão mais comum seja a parte interna do cotovelo.

Quando isso acontece, dormência e formigamento geralmente aparecem na mão e nos dedos, sintomas que vêm e vão e que aparecem especialmente quando o cotovelo está dobrado. 

Também pode haver enfraquecimento na espera ou dificuldade em coordenar os dedos ao digitar ou tocar um instrumento.

5. Doença de Raynaud

Certas partes do corpo, como os dedos das mãos e dos pés, ficam nutridas e esfriam quando você está sob condições estressantes ou exposto a baixas temperaturas. 

Embora seja normal que o corpo economize calor em condições de frio, diminuindo o suprimento de sangue para a pele, estreitando os vasos sanguíneos, as pessoas com Raynaud reagem mais intensamente ao frio ou ao estresse.

Além da dor, os dedos podem mudar de cor (vermelho, branco, azul), aparece uma sensação de formigamento e coceira.

6. Diabetes

Estima-se que até 50% das pessoas com diabetes possam sentir dor nos nervos. Um alto nível de açúcar no sangue pode causar neuropatia diabética, o que danifica os nervos que enviam sinais das mãos e dos pés. 

Isso se traduz em dormência ou formigamento nos dedos das mãos e dos pés, bem como dor aguda.

O que fazer diante de uma dor na mão?

Embora o tratamento dependa da causa e alguns sintomas possam diminuir um pouco com certos exercícios, é melhor ir a um ortopedista especialista em mão

Tal como acontece com outras patologias em outras áreas do corpo, assim que detectarmos qualquer dor persistente que não pare nas mãos, é aconselhável ir ao especialista o mais rápido possível para evitar que os sintomas piorem e avancem tanto que seja difícil revertê-los.

Gostou de saber mais sobre as dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL