Saiba por que não é necessário ter um responsável técnico para montar um pet shop
Venda de alimentos e produtos para animais e prestação de serviços como banho, tosa e alojamento não são atividades privativas do profissional de Medicina Veterinária; logo não é necessário registro no CRMV para oferecê-losMuitos empreendedores não sabem, mas casas de ração ou pet shops não têm obrigação de contarem com um veterinário como técnico responsável.
Este é um tema sensível que vem sendo alvo de muitas liminares no Superior Tribunal de Justiça. A jurisprudência diz que atividades como a venda de alimentos e produtos para animais de estimação, prestação de serviços de banho, tosa e alojamento para animais não são atividades privativas do profissional de Medicina Veterinária, nem o estabelecimento precisa ser submetido às imposições do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
“Este tipo de atividade não estão entre as que exigem registro junto ao CRMV, assim como o comércio de medicamentos veterinários, nem a venda de animais vivos - desde que não sejam silvestres”, afirma Ricardo de Oliveira, CEO da Fórmula Pet Shop e apresentador do Operação Pet Shop, reality show cujo objetivo é ajudar empresários do ramo pet na gestão e organização do seu empreendimento.
Ele reforça que, a menos que o estabelecimento aplique vacinas e vermífugos ou ofereçam serviços de clínica veterinária, não é necessário registrar-se ao CRMV. Entretanto, caso o pet shop já tenha feito seu registro e esteja pagando anuidade e taxas ao órgão, não basta simplesmente parar de pagar as contribuições.
“A desvinculação não é automática. Mesmo sendo o registro desnecessário, é preciso buscar auxílio de um advogado para ingressar com uma ação antes de cessar os pagamentos, sob pena de ter as atividades suspensas”, revela Oliveira. Ele finaliza lembrando que é possível pleitear na justiça a devolução de até cinco anos de contribuição, corrigidos pelos índices cabíveis.
Sobre o Operação Pet Shop
O Operação Pet Shop é o primeiro reality show para pet, criado pelos especialistas Samuel Castro e Ricardo de Oliveira, que prometem mudar desde o layout de loja até a gestão dos processos internos. O programa conta com mais de 8 patrocinadores e um investimento inicial de mais de 1 milhão de reais