Ex-menino de rua, indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Carlinhos Pró-Menor projeta ações para um Rio melhor

Por @escritorthiagowinner
05/09/2022 12:08
noticia Ex-menino de rua, indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Carlinhos Pró-Menor projeta ações para um Rio melhor
noticia Ex-menino de rua, indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Carlinhos Pró-Menor projeta ações para um Rio melhor

Carlos Roberto dos Santos, o famoso Carlinhos Pró-Menor, há quase quarenta anos trabalha arduamente em prol da responsabilidade social no Rio de Janeiro e em todo o Brasil, o que já rendeu a ele as principais comendas do país, com destaque para duas indicações ao Prêmio da Paz, no grupo da América Latina, 2010 e 2011.

Suboficial da reserva da Aeronáutica, e também formado em Pedagogia, Carlinhos fundou o Instituto Pró-Menor, em 1985, a partir da sua história de vida. Ele nasceu em Cataguases, no interior de Minas Gerais, e se mudou para o Rio com os pais e o irmão mais novo quando ainda era um bebê. A família veio morar num barraco na favela Nova Holanda, em Bonsucesso, e pouco tempo depois sua mãe morreu.

Com a morte dela, o pai entregou as crianças a uma vizinha, dizendo que os buscaria em uma semana. Mas nunca cumpriu a promessa e sem condições de criar os dois irmãos, ela entregou a custódia deles à antiga Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem). Lá, Carlinhos cresceu sem conhecer nada sobre as suas origens.

Colecionou fugas dos orfanatos para usar drogas com os colegas nas ruas do Rio, mas a sua vida mudou de rumo quando ele foi aprovado na Escola de Especialistas da Aeronáutica, conquistando uma das 500 vagas ao se classificar em 20° lugar no concurso, disputado por 35 mil candidatos de todo o país. Formou-se sargento e voltou à Funabem para visitar os internos e tomou a importante decisão de dedicar a vida à educação e inclusão de jovens carentes na nossa sociedade.

“A educação mudou a minha vida e quando percebi que poderia mudar a vida de outras pessoas, decidi que iria dedicar a minha vida na recuperação desses jovens. Se eu consegui, eles também conseguem".

Por intermédio de suas ações sociais em mais de 18 estados do país,  mais de 50 mil jovens carentes já tiveram suas vidas transformadas, através de bolsas de estudo em universidades, cursos profissionalizantes e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Atualmente, é candidato à deputado federal pelo Rio, filiado ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS), e tem diversos projetos para lutar no Congresso Nacional em benefício do cidadão fluminense, lutando pelas causas de civis e militares que estão sem representatividade em Brasília.

- Eu conheço a pobreza, sei o que é passar necessidades e também sei o que é preciso fazer para superar cada um dos obstáculos que a vida algumas vezes nos traz. Não podemos prometer milagre, mas podemos prometer trabalhar muito para melhorar a vida do povo do Rio – concluiu Carlinhos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL