Como planejar um intercâmbio após a faculdade?
Se você já terminou a sua faculdade, e agora está querendo expandir os seus ares, é provável que o intercâmbio seja a melhor opção para você.
Sabemos que a faculdade pode ser um período longo e cansativo, do qual você precisa passar por muitos perrengues, muito estresse e que quando tudo termina, você precisa urgentemente colocar a cabeça no lugar.
Muitas pessoas caem na pressão de, assim que sair da faculdade, já conseguir um emprego na sua área imediatamente. Esse seria o mundo ideal, mas não vivemos no mundo ideal. Pelo contrário, as coisas são difíceis, as situações são injustas, e essa cobrança pode fazer mal.
Portanto, se você tem pensando onde investir R$50 mil ou até menos, o dinheiro que você conseguiu economizar durante os anos de faculdade, saiba que um intercâmbio pode ser a escolha certa.
É só pensarmos, em um intercâmbio você vai aprender uma nova língua, vai conhecer novas culturas, fazer novos contatos, e isso pode facilmente render para você um novo emprego por lá.
Dessa forma, garantimos que o que você gasta em um intercâmbio, volta para você em conhecimento e também em conexões, fazendo com que seja realmente um investimento.
Um intercâmbio não é férias, é uma forma de se aprender mais vivendo uma aventura, algo que vai ser divertido, emocionante e vai ensinar muito. Principalmente porque o intercâmbio é uma experiência social, você vai estar lá fisicamente via ter que se comunicar, trocar conhecimento.
Mas você pode estar pensando como se faz um intercâmbio. Afinal, passar semanas ou mesmo meses em outro país para estudar não é algo que se faz da noite para o dia. Requer muita preparação, muito planejamento, para ter certeza de que nada vai sair do controle.
E hoje estamos aqui para ajudar nessa parte. Vamos dar dicas de como planejar um intercâmbio após a faculdade, para que você possa seguir se desenvolvendo.
Defina o tempo do intercâmbio
A primeira coisa que você tem que pensar, é quanto tempo esse intercâmbio vai durar. O tempo que você vai passar nele é fundamental para a sua preparação por diversos motivos.
O primeiro desses motivos é o financeiro. Quanto mais longo o intercâmbio, mais você vai gastar. Então, por exemplo, se ele for realmente bem longo, você precisa conseguir um emprego no seu destino.
Além disso, é preciso lembrar que se você está lá, a sua vida aqui está parada. Se você tem obrigações no Brasil, tem que levar em consideração isso na escolha do tempo de intercâmbio.
Além disso, você já se perguntou quanto tempo você consegue ficar longe da sua família, amigos, namorado ou namorada? Você nao quer que a viagem se torna uma tortura, então antes de ir, reflita sobre isso.
Defina o objetivo do Intercâmbio
Por mais que a ideia central de um intercâmbio seja estudar, você tem que pensar exatamente como isso vai se dar. Por exemplo, você vai fazer algum curso específico?
Ou então pode ser que o seu objetivo seja aprender o idioma local, então você tem que focar a sua viagem em contato com os nativos.
Ou pode ser até que sua viagem seja para aprender mais sobre a cultura local, e nesse sentido você vai ter que se mover mais, ver mais do lugar fisicamente, entender a sua história.
A graça é que cada intercâmbio é único porque cada pessoa tem suas próprias inspirações e motivos para estar ali. Então você tem que definir para o que o seu intercâmbio vai ser vir, antes de qualquer coisa, e então melhorar dentro da sua ideia.
Defina o destino do intercâmbio
Agora é hora de escolher o destino. A Europa e os Estados Unidos são dois locais bem comuns para se viajar, mas você pode fugir desse eixo se usar a mente.
Por exemplo, a Austrália é tradicionalmente um ótimo país para brasileiros irem, é quente e tropical como aqui, as pessoas falam inglês que é um idioma universal, e as pessoas são extremamente receptivas para turistas e estudantes.
A África do Sul também é um destino procurado, uma vez que é uma opção de intercâmbio mais em conta. E claro, o Canadá é um dos grandes campeões de estudantes que querem conhecer a neve de perto.
Defina a agência do intercâmbio
E por fim, vamos falar da parte fundamental. Você não pode fazer um intercâmbio com qualquer agência, você precisa ter total confiança em quem vai te ajudar a literalmente morar fora do seu país por um tempo.
Sabemos oquão perigoso pode ser você pegar algo errado em uma viagem de dias, imagina em uma de semana ou de meses.
Escolha apenas agências com histórico bons nesse tipo de viagem, procure por opiniões de pessoas que já usaram a agência.
Afinal, é a sua vida que está ali em jogo, então é necessário tomar muito cuidado para não usar agências mal intencionadas.