Tendências de redes sociais para os próximos anos

26/10/2022 10:56
noticia Tendências de redes sociais para os próximos anos
noticia Tendências de redes sociais para os próximos anos

A internet é um mar de entretenimento, onde é possível encontrar de tudo um pouco, no entanto, a internet também é cíclica, e tudo o que existe ali, é história e fica famoso não dura para sempre.

É como se cada vídeo viral, cada meme, cada sucesso fosse temporário, e por isso o desespero de se surfar uma onda de sucesso da maneira mais rápida possível. Mas isso é natural, tão natural, que não é apenas os vídeos, fotos e memes que mudam rapidamente: as redes sociais também.

Se pensarmos um pouco, vamos lembrar que diversas redes mudaram muito ao longo do tempo, deixando de trazer recursos antigos para trazer novos, mudando completamente o visual e tudo mais. 

Isso serve para todas as redes sociais modernas, como Instagram e Facebook, que já foram muito diferentes no passado. E claro, cabe falar também do Orkut, que para muitos morrem porque não soube mudar ao longo dos anos. 

Hoje, por exemplo, as pessoas mal conseguem se lembrar de como era o Instagram antes da função stories, ou mesmo antes da função relés. Essas mudanças trouxeram novos usuários, novos investidores, novas publicidades, mostrando maneiras diferentes de como anunciar no Instagram.

Mas mais do que isso, mostrou que a nova tendência era o dinamismo, vídeos rápidos, fotos rápidas, até músicas rápidas. Mas agora a dúvida que fica é: qual vão ser as próximas tendências das redes sociais para o futuro? Como vão ser as próximas revoluções nesse mundo? Vamos falar sobre isso hoje.

Vamos listar aqui algumas das principais tendências das redes sociais para o futuro, e como isso deve impactar as pessoas.

 

Compras e venda nas redes sociais

 

Isso não é 100% novidade e já existe em algum nível, mas esse é o ponto sobre as tendências, elas surgem aos poucos e de repente tomam o mercado. Hoje o Facebook já tem o marketplace, que permite que as pessoas vendam e comprem por lá, mas vai além disso. 

Parte do futuro é as pessoas poderem comprar diretamente das redes sociais. Existem pesquisas que mostram que o momento onde a pessoa está mais disposta comprar é justamente quando ela vê um anúncio na rede social.

E todo o processo de clicar no anúncio, ir até o site, escolher e comprar vai fazendo a pessoa ir perdendo o interesse. Então para tornar tudo dinâmico e constatar o comprador no ato, as compras vão passar a ser feitas diretamente nas redes. 

Isso provavelmente vai acontecer com parcerias entre lojas e redes sociais, com a pessoa comprando usando seu cartão que já está registrado ali na rede. 

 

O fim das bolhas

 

Os algoritmos têm uma importância comercial para as redes: eles vão ficar alimentando você com coisas que ele acredita que você quer, e isso vai te manter consumindo aquilo. Porém existe um problema nisso.

Se você gosta de A, a rede vai te dar A e também B, por achar que você vai gostar. E isso vai te manter preso sempre em A e B, porque você nem vai saber que existe o resto, então ele não vai te indicar isso. 

 No entanto, do ponto de vista comercial, quanto mais você conhece, e mais você consome, logo com o tempo os algoritmos vão cair, e as teses vão passar a entregar mais coisas, soterrando as pessoas com informações, o que para muitos é bom. 

 

A volta das comunidades

 

O Orkut popularizou muito as comunidades, e hoje todos lembram com nostalgia. e isso deve voltar de alguma maneira. Hoje temos muitas tribos, principalmente entre os jovens.

E por mais que elas sejam mais amistosas entre si, ainda existe a vontade de se ter um grupo para chamar de seu, o sentimento de pertencimento que bate muito forte nos jovens.

E com o tempo, as redes devem reformar isso, entendendo que esses grupos vão movimentar as redes de formas específicas. 

Na prática isso pode gerar a criação de funções de criar grupos em redes sociais, o que de certa forma já existe, mas feito de forma mais ampla e com mais opções. 

Conectabilidade

 

E por fim, vamos falar algo que pode até parecer óbvio, mas que vai mais longe do que imaginamos. A ideia de que as redes sociais se resumem a tela do celular é uma verdade, mas não por muito tempo.

É muito provável que as redes sociais estejam em todo lugar no futuro, na tela da sua TV, na sua casa inteligente, no seu carro. Qualquer lugar onde você possa se conectar com a internet.

A ideia vai fazer com que cada pessoa esteja conectada sempre, independentemente de estar com o celular ou não. Se ela está com a internet por perto, ela está conectada e pode interagir.

Em conclusão, as referências das redes sociais nos próximos anos devem trazer muitos novos recursos, e vai ser interessante ver tudo acontecer.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL