Seguro de vida também cobre as mortes por Covid? Veja o que diz a lei

05/12/2022 22:00
noticia Seguro de vida também cobre as mortes por Covid? Veja o que diz a lei
noticia Seguro de vida também cobre as mortes por Covid? Veja o que diz a lei

Os últimos anos têm sido os mais difíceis da história da sociedade moderna. Temos lidando com problemas muito graves envolvendo uma pandemia que infelizmente acabou levando milhões de vidas ao redor do mundo todo. 

Ninguém estava preparado para nada disso, e infelizmente estamos tendo que lidar com o que vem depois de uma pandemia. Os primeiros meses foram de pânico, ninguém sabia muito bem como reagir, e o medo de ficar sem um leito para deitar caso as coisas ficassem feias assolou a todos.  

Isso inclusive fez com que muitas pessoas tivessem muitas dúvidas quanto à questão do seguro. Muitas pessoas têm seguros esperando que caso alguma coisa que esteja distante de seu poder aconteça, ela possa pelo menos estar segura, deixar algo para trás caso uma tragédia aconteça.

Mas quando da covid começou, ninguém sabia exatamente se os males causados por ela faziam parte da seguridade dos planos. Isso é claro começou uma discussão bem longa, se o covid estava ou não, e se ele deveria estar ou não.

Para muitos, era um dever ético do seguro fazer com que as pessoas que tinham seu plano estivessem asseguradas, contra o covid, pelo menos as pessoas que tinham os melhores planos.

Por outro lado, as empresas de seguro não sabiam exatamente como reagir frente a tudo o que estava acontecendo, essa era a primeira vez que pessoas da nossa geração presenciaram uma pandemia a nível global.  

Mas afinal, o seguro de vida cobre ou não as pessoas que faleceram por covid? Vamos falar desse assunto hoje, e discutir um pouco como tudo foi feito quando a coisa realmente ficou feia e as empresas tiveram que decidir.

 

Como foi no começo?

 

Primeiro de tudo, temos que deixar claro uma coisa que pode parecer frio, mas no começo as empresas de seguro realmente não eram obrigadas a cobrir as mortes por covid. Isso porque no começo, a doença era vista como algo extraordinário, fora da realidade do qual estávamos vivendo, e por isso legalmente as empresas nem tinham que dar cobertura para isso.

Isso foi mudando com o tempo, conforme as coisas foram acontecendo. O primeiro passo para as mudanças foi o fato de as pessoas passarem a procurar ainda mais seguros de vida. Para se ter uma ideia, a doença foi confirmada no Brasil pela primeira vez no dia 26 de fevereiro.

No mês seguinte, os seguros de vida tiveram um recorde histórico de pessoas comprando novas apólices, um aumento de 136% se comparado ao mesmo mês no ano anterior. Isso fez as pessoas buscarem proteção contra esse mal. 

As seguradoras viram então que se não tivessem algo específico contra o vírus para seus clientes, todos esses novos contratos poderiam desaparecer rapidamente, uma vez que ficou claro que era por isso que todos estavam contratando o seguro. 

 

Quais foram as mudanças?

 

A mudança foi gradual, aos poucos as empresas passaram a oferecer serviços relacionados a covid para seus segurados e novos segurados. Um dos maiores medos de quem já era assegurado, era que como a seguridade em cima da covid era algo novo, pudesse haver algum tipo de carência.  

Porém, as empresas entenderam que pelo caráter emergencial que a pandemia acabou causando, a ideia de dar um tempo de carência era desumano, e a grande maioria inclui diretamente no contrato de quem já era segurado, sem precisar esperar, e prontos para caso algo acontecesse.  

No entanto, as pessoas que tinham acabado de assinar um contrato de seguro tiveram que esperar um pouco para ter acesso, tendo que lidar com a carência. As pessoas já nem estavam mais se perguntando quanto custa o seguro de vida, elas só queriam algo para se sentirem seguras contra o Covid. 

 

O que o seguro de vida para covid oferece?

 

Agora que você já sabe que felizmente, hoje o seguro de vida também cobre mortes por covid, será que ele cobre da mesma forma e alcance que mortes por outros problemas? Essa também é uma dúvida bem comum.

Normalmente, os seguros por morte por covid cobrem a morte em si, a assistência funerária, as despesas médicas de quem precisou de um tratamento que teve que ir além do que os SUS podem fazer, tendo que apelar para a medicina particular.  

No entanto, temos que lembrar que cada caso é um caso, e enquanto existem empresas que oferecem todos esses serviços, existem algumas que podem não oferecer, então é sempre bom ler muito bem o contrato antes de qualquer coisa.  

Em resumo, é bom saber que você está segurado contra um mal que assolou o mundo, e que não foi e talvez nunca seja totalmente erradicado, e por isso a importância de até mesmo nos dias de hoje, dias que parecem ser mais tranquilos, está protegido contra esse mal. 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL