Quais os efeitos do exercício físico para o coração?

14/12/2022 13:08
noticia Quais os efeitos do exercício físico para o coração?
noticia Quais os efeitos do exercício físico para o coração?

A prática de exercícios físicos além de exercitar todo o sistema cardíaco, promove uma melhora ampla do sistema circulatório além de trazer outros benefícios para a saúde. Veja porque nunca é tarde para se exercitar 

 

Para quem já passou dos 40 anos e acredita que seja um pouco tarde para começar a se exercitar, ou ainda, que seu coração não sente falta de nenhuma atividade física, está muito enganado. 

Desde já se aconselha pesquisar por aí, o preço de uma boa estação de musculação ou aquela máquina de exercícios tão desejada. Vale a pena consultar a tabela de preços da academia mais perto. 

Se as pessoas soubessem como o coração se comporta e reage com a prática de exercícios, certamente correriam mais atrás do tempo perdido.

Como o coração fica depois dos exercícios? O que muda?

Que após as atividades físicas, todos ficam mais bem humorados, muita gente já sabe. Isso se dá por causa da liberação de endorfina, que ocorre na hipófise, a glândula cerebral que libera o hormônio do prazer e bem estar.

Muito bem, com o coração não é diferente. A atividade física proporciona um estímulo a todos os músculos do corpo, que se tornam mais fortes e rijos, enquanto que a circulação ganha ainda mais pressão percorrendo o corpo todo e irrigando ainda mais o coração através das artérias coronárias.

Essas artérias por ficarem abundantes com tanto sangue, dão origem à formação de novos vasos e por sua vez, previnem ou tratam com mais eficiência os quadros de insuficiência cardíaca (quando o coração não bombeia o sangue por causa de um comprometimento das artérias ou veias).

Promovendo a melhora instantânea do sistema cardíaco e portanto, da pressão arterial.

Auxílio ao tratamento de pessoas cardíacas

Pessoas que já sofrem com problemas do coração, uma vez que o médico já as tenha liberado para as práticas de atividade física, conseguem tornar o coração mais forte, uma vez que os exercícios conseguem promover uma série de reações no organismo que restabelecem células e vasos sanguíneos, devolvendo ao coração a vitalidade de outrora.    

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 30% da população adulta no Brasil já sofre com problemas de pressão arterial. Após um check up médico, uma boa forma de resolver esse problema é através das práticas esportivas ou de atividades físicas que regeneram todo o organismo.

Reduzindo o percentual de gordura corpórea e controlando os níveis de colesterol e de glicemia no sangue. 

Antes de começar procure um médico

Antes de iniciar qualquer atividade física por conta, o ideal é sempre procurar um médico para realizar uma bateria de exames. Com o olhar clínico do médico e um checkup completo, é hora de pensar nas atividades que mais proporcionam prazer.

Pedalar, correr, nadar, malhar os músculos, tornear o corpo, enfim. O mesmo vale para lutas e outras modalidades esportivas, como jogar bola, vôlei, basquete, handball, dentre outros. 

E claro, promover um conjunto de mudanças nos hábitos alimentares que permitam tornar os resultados das práticas de atividade física ainda mais satisfatórios. 

Outro detalhe importante é nunca desperdiçar uma oportunidade de exercício e alongamento. Entre a escada e o elevador do condomínio ou do edifício onde trabalha, ao menos uma vez por dia escolha a escada. 

Naqueles momentos em que o escritório está vazio, alongar-se também é uma forma de colocar o corpo em movimento e prepará-lo para as atividades necessárias. 

Deixar a vida sedentária de lado, abandonar o cigarro, o álcool em excesso, comer bem e de forma correta, apenas potencializa os resultados tão esperados. 

Afastando os pacientes por muito mais tempo de hospitais e internações.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL