Segurança do trabalho: descubra o que se atentar

28/02/2023 09:41
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Você provavelmente deve saber que o seu trabalho, em alguns casos, pode ser responsável por fazer com que você fique doente. De um modo geral, existem várias formas que podem te adoecer no serviço, e é assim que nasce a importância da segurança do trabalho.

As doenças relacionadas ao trabalho, atualmente, estão sendo consideradas como uma das principais causas de afastamento. Para ser um pouco mais objetivo, estamos falando de quase 195 mil funcionários que se afastam dos seus trabalhos todos os anos.

Diante desse dado, podemos notar que alguns impactos são gerados tanto para a empresa quanto para a vida do funcionário, colegas de trabalho e a própria família.

Em outras palavras, promover um ambiente de trabalho saudável é tão importante quanto solicitar um atestado de vistoria do corpo de bombeiros, que é um documento que comprova que o local possui as condições necessárias para oferecer segurança aos trabalhadores.

Na maioria das vezes, o motivo de afastamento de um colaborador pode estar relacionado a:

  • Lesões por esforço repetitivo (LERs);
  • Distúrbios osteomusculares;
  • Síndromes, como burnout e estresse.

Estes são apenas alguns dos vários motivos que podem levar uma pessoa a pedir afastamento da empresa.

Entretanto, a partir do momento que uma empresa especializada em fazer montagem e manutenção de elevadores, por exemplo, prioriza o bem-estar de seus funcionários, logo as chances de acontecer saídas de colaboradores são menores.

A cada ano que passa, casos relacionados à depressão geram mais de 43 mil pedidos de auxílio-doença junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O mesmo também acontece com os transtornos ansiosos (quase 29 mil casos) e os depressivos, com mais de 20 mil trabalhadores que se encontram em uma situação delicada. Em resumo, as principais causas que podem levar uma pessoa ficar doente são:

  • Metas abusivas;
  • Excesso de atribuições;
  • Longas jornadas de trabalho;
  • Ausência de uma liderança correta.

Portanto, o tema saúde no ambiente de trabalho nunca esteve tão em destaque entre os órgãos públicos, empresas e instituições do setor.

Atualmente, a saúde no trabalho é uma pauta presente em vários tipos de empresas, desde uma loja virtual que trabalha vendendo tapetes para elevadores, até indústrias dos mais variados segmentos.

É certo dizer que empresas que não investem em ações para cuidar do ambiente de trabalho e promover o bem-estar dos colaboradores automaticamente estão colocando eles em uma situação de risco.

Neste artigo, vamos reunir as principais informações relacionadas à saúde no trabalho. Confira:

O que é a saúde no trabalho?

A saúde no trabalho, ou saúde ocupacional, como também é conhecida, é um termo que engloba todas as adversidades e manifestações que afetam diretamente o colaborador, enquanto ele estiver realizando suas atividades de rotina no trabalho.

A saúde no trabalho pode se agravar através de duas formas, tanto coletiva quanto individualmente.

Em alguns casos, as doenças desenvolvidas em um trabalho podem até mesmo comprometer certas atividades, como a instalação de interfone em condomínio. Ou seja, o trabalho desempenhado pode ser afetado.

Em agosto de 2012, a União criou no Brasil a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, um programa que envolve a vigilância, a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores.

Além disso, o programa tem o objetivo de reduzir a morbidade e a mortalidade em decorrência de doenças e acidentes de trabalho.

Como todos nós sabemos, o trabalho é essencial para o ser humano, afinal, é através dele que é gerado renda e qualidade de vida.

Isto é, através de uma venda de uma trava elétrica para portão, por exemplo, a pessoa consegue acumular um dinheiro para garantir a próxima alimentação ou programar um lazer.

Entretanto, ao mesmo tempo que o trabalho pode trazer vantagens para o ser humano, uma hora ou outra ele pode ser nocivo à saúde se não houver um gerenciamento correto.

Além das doenças que já citamos aqui, um ambiente de trabalho tóxico pode ocasionar até mesmo a perda de audição ou gerar dores musculares e ósseas, intoxicações, acidentes, doenças mentais e outras consequências.

Em contrapartida, quando uma empresa especializada em desenvolver portão automático deslizante coloca como uma de suas prioridades o bem-estar do colaborador, logo, as chances de desenvolver estas doenças são bem menores.

Na maioria das vezes, a saúde no trabalho é cuidada pela medicina do trabalho, que por sua vez é uma área que prioriza a integridade e saúde física e mental dos funcionários. Tudo isso deve acontecer através de um clima organizacional saudável.

Qual a importância de um ambiente de trabalho saudável?

Zelar pelo espaço onde os funcionários fazem suas tarefas é uma forma de demonstrar preocupação com o bem-estar deles. Mais do que isso, um ambiente de trabalho saudável torna os colaboradores mais satisfeitos e dispostos a trabalharem.

Dessa forma, a tendência é que haja o aumento da produtividade, além de abrir possibilidades de um serviço feito com mais qualidade. Logo, todos esses aspectos influenciam na satisfação dos clientes.

A partir do momento que os colaboradores de uma empresa estão mais felizes no trabalho, eles são fidelizados, e além disso, pensam duas vezes antes de aceitar o convite para trabalhar em outra empresa.

Vantagens de um ambiente de trabalho saudável

No decorrer deste artigo, é possível notar algumas vantagens que são proporcionadas quando a empresa se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores. Contudo, abaixo, iremos destacar os benefícios mais importantes.

Menor taxa de absenteísmo

Quando os colaboradores de uma empresa estão mais satisfeitos com as condições de trabalho, naturalmente eles se sentem mais motivados e acabam descartando a ideia de se ausentar por qualquer motivo.

A relação entre bem-estar, faltas ou afastamentos está diretamente ligada com os investimentos corporativos.

Por exemplo, se uma loja virtual de barra antipânico dupla entende a importância do bem-estar de seus funcionários, as chances de acontecer faltas são menores.

Sejam eles realizados através de palestras, orientações por escrito ou melhorias no ambiente, o resultado permanece sempre positivo.

Negócios que não economizam recursos para investir em saúde no trabalho chegam a registrar 14% menos pedidos de dispensa médica quando comparados com outras empresas que não costumam adotar nenhuma medida de prevenção.

Redução de presenteísmo

Na maioria das vezes, o trabalhador que possui distúrbios mentais, como depressão, quando não diagnosticado adequadamente, tende a ter uma produtividade comprometida na empresa.

Fisicamente o trabalhador está presente no ambiente de trabalho, mas geralmente não atende as expectativas geradas em relação a sua capacidade profissional.

Programas de bem-estar físico e emocional conseguem aprimorar o ambiente de trabalho e identificar quem adoeceu.

Além disso, esses programas viabilizam o acesso a serviços de saúde de qualidade, como os de telemedicina.

Inclusive nesse tipo de modalidade o funcionário nem precisa se ausentar para receber os cuidados médicos, já que todo o processo é feito remotamente, sem a necessidade do mesmo sair da empresa.

Retenção de talentos

Quando os trabalhadores se sentem mais motivados, engajados e saudáveis no trabalho, automaticamente é criado uma sensação de valorização, além de também se sentirem motivados para produzirem mais.

Em outras palavras, o bem-estar dos colaboradores é capaz de elevar o nível de produtividade e qualidade do trabalho desempenhado. Vale pontuar que a segurança no trabalho vai desde a implantação de um sistema fm 200 até o restante das estruturas locais.

Dessa forma, a grande maioria dos talentos presentes na empresa não pensam em sair. Logo, o percentual de retenção acaba crescendo.

Melhor clima organizacional

Empresas que valorizam e praticam a cultura do bem-estar e da saúde de seus funcionários conseguem manter um bom clima organizacional.

Através dos impactos positivos na gestão, são desenvolvidos diversos programas e benefícios. Entre esses programas, é promovido também a atividade física, boa alimentação e até mesmo a criação de espaços aconchegantes para descanso e relaxamento.

Menos chances de acidente no trabalho

De acordo com o levantamento feito pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho, a cada 3h40 minutos um trabalhador morre vítima de acidente de trabalho no Brasil.

Esse cenário preocupante ocorre por diversos motivos, como descuido pessoal, doenças ou ambiente de trabalho inapropriado, portanto as empresas devem preservar a integridade física e mental de seus funcionários.

Além disso, adotar ações que promovam a saúde dos funcionários consegue contribuir para minimizar os casos de doenças, de afastamentos, de saídas para ir ao médico e de acidentes.

Conclusão

Como você deve ter notado, a importância da saúde no trabalho está relacionada diretamente com a preservação da vida. Para isso, é necessário ser feito um investimento em programas, além de ter comprometimento e transparência com as ações.

Uma empresa que consegue adotar esse tipo de postura a longo prazo poderá notar resultados nítidos. O melhor de tudo nesse processo é que tanto a empresa quanto os trabalhadores só têm a ganhar com as várias vantagens relacionadas a um ambiente de trabalho saudável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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