Quais mudanças na sua empresa podem fazer a diferença no meio ambiente?

28/02/2023 13:32
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A proteção do meio ambiente e dos recursos naturais é um dos maiores desafios do ser humano, ao lado da luta contra a pobreza e a fome.

Foi por volta da década de 1970 que o interesse pela conservação e sustentabilidade começou a emergir de movimentos sociais isolados e círculos acadêmicos e científicos e ganhou acesso ao mundo dos negócios.

As empresas hoje veem a gestão sustentável como uma questão de sobrevivência – para o planeta e para o próprio negócio.

Por exemplo, uma empresa de floricultura que utiliza fosfito para as plantas, realiza todos os processo para evitar contaminação de solo e processos que prejudiquem o meio ambiente.

Esse é um claro exemplo de empresa que realmente quer andar de mãos dadas com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

A verdade é que o mundo corporativo já entendeu que as empresas devem se comportar como agentes sociais que praticam uma gestão sustentável voltada para a defesa e proteção do meio ambiente.

É a demanda dos próprios consumidores que hoje buscam esse tipo de abordagem e querem consumir produtos e serviços apenas de quem protege o planeta.

Mas como as empresas podem promover uma gestão sustentável verdadeiramente ativa? Como sair da conversa e colocar em prática as ações que vão realmente mudar o planeta?

Como os processos de transporte de produtos químicos podem ser melhorados e se tornarem mais sustentáveis? Como você também minimiza os impactos em geral da sua empresa no meio ambiente? É sobre isso que iremos falar neste artigo. Confira!

O que é gestão sustentável?

O conceito de desenvolvimento sustentável começou a ganhar força fora da academia quando a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou o termo em 1987 em um relatório intitulado "Nosso Futuro Comum".

A bandeira dos cinco continentes promoveu a ideia de que, sem o uso inteligente dos recursos naturais, para que não se esgotem, não há progresso e sustentabilidade no mundo.

É, portanto, um conceito relativamente novo, mas hoje está enraizado e cada vez mais difundido em diversas empresas e instituições organizacionais, tanto em empresas de equipamentos para laboratório, como em lojas de roupas femininas, por exemplo.

Em um trecho do documento “Nosso Futuro Comum”, o desenvolvimento sustentável é definido como “desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”.

Em suma, não há negócio de sucesso sem recursos naturais, porque sem eles não há futuro, por isso é preciso preservá-los, assim como o meio ambiente.

Demorou para as empresas perceberem a necessidade de unir negócios e sustentabilidade e trazer esse conceito (e prática) para o seu dia a dia, mas agora as empresas que não fazem isso ou não promovem essa prática podem ficar para trás.

Afinal, como já citamos, os consumidores estão cada vez mais exigentes, até mesmo com a cultura das empresas em que são clientes.

Ou seja, eles estão atentos se a empresa realiza adequadamente processo de descarte de resíduos ou se possui um sistema completo de estação de tratamento de efluentes industriais compacta, por exemplo. 

Portanto, é necessário encontrar um equilíbrio saudável entre lucro, economia, mercado, aspectos sociais e ambientais. Afinal, a gestão sustentável busca exatamente isto: o equilíbrio.

E as empresas também assumem a bandeira do meio ambiente, da proteção da vida e do planeta por meio de uma gestão verdadeiramente preocupada com a sustentabilidade.

Com isso em mente, a gestão sustentável é baseada em um sistema de gestão ambiental, ou seja, em um conjunto de medidas em que a empresa aceita e implementada para eliminar quaisquer consequências negativas de suas atividades no meio ambiente.

Um exemplo claro disso são empresas que implementam sistema de osmose reversa na água de fabricação de seus produtos, por exemplo.

Sem contar que a gestão sustentável vai além do discurso e vai para a ação, mudando toda a cultura de uma empresa e envolvendo todo o seu ecossistema, dos acionistas aos fornecedores, passando pela gestão e equipe de colaboradores.

Instalação de pontos de coleta seletiva

Você não precisa de grandes equipamentos ou altos investimentos para separar os resíduos recicláveis ​​gerados em sua empresa.

Basta adotar a coleta seletiva, a prática de separar os resíduos de acordo com a possibilidade de reciclagem ou não, e dar outra destinação. Implemente pontos de coleta, separe o lixo em categorias e com cores diferentes:

  • Azul: papel/cartão;
  • Vermelho: plástico;
  • Verde: vidro;
  • Amarelo: metal;
  • Marrom: resíduos orgânicos.

São elementos básicos, porém muito eficientes para melhor organizar o descarte de resíduos em uma empresa.

Reduzir o consumo e substituir elementos nocivos

Cada unidade dos tipos de materiais de plástico descartáveis leva cerca de 300 anos para se decompor, então a melhor alternativa é substituí-la.

Além disso, elementos químicos como herbicidas podem contaminar o solo, dessa forma também pode haver substituto com extrato pirolenhoso, por exemplo.

Para isso, pode-se lançar campanhas que estimulem seus colaboradores a utilizar canecas, garrafas de vidro que possam ser lavadas e não jogadas fora.

E no caso de substituição de produtos e elementos químicos usados em empresas fabricantes de diversos setores, pode-se realizar a substituição dos produtos aos poucos, até conquistar a total adaptação.

Uso consciente de água e energia elétrica

O desperdício de água e energia é algo que precisa ser trabalhado, o que faz mal para o orçamento da sua empresa e para o meio ambiente.

Comece essa prática sustentável com pequenas atitudes que geram grandes resultados. Confira alguns:

  • Use lâmpadas LED (possuem maior vida útil e menor impacto);
  • Desligue aparelhos eletrônicos e não deixe-os em modo espera;
  • Apague sempre as luzes dos cômodos que não estiver utilizando;
  • Realize captação e aproveitamento da água da chuva;
  • Utilize torneiras automáticas que controlam a saída de água.

Essas medidas, por mais que pareçam pequenas, fazem uma grande diferença a longo prazo na sustentabilidade de uma empresa.

Descarte adequado de lixo eletrônico

Assim como é indispensável realizar a limpeza de caixa de gordura em cozinhas industriais, é preciso realizar a limpeza de computadores, monitores, teclados, impressoras, televisões, celulares e outros eletrônicos antigos.

Isso porque eles contêm metais pesados ​​que são tóxicos e podem contaminar o meio ambiente. Existem três soluções para se livrar do lixo eletrônico da sua empresa.

A primeira é que se o produto estiver em bom estado, considere doá-lo para ONGs ou outras organizações. Entregue o produto a empresas de reciclagem locais e, por último, devolva-o ao fabricante para descarte adequado no final da vida útil do produto.

Essas três medidas podem ser utilizadas para fazer o descarte adequado de lixo eletrônico e evitar esse acúmulo de dados que também prejudica a sustentabilidade, por mais que você pense que não.

Sem contar que a impressão de textos e mensagens é um dos grandes vilões nas empresas. Copiar e imprimir vários documentos gera muito lixo e desperdício de papel.

Se você realmente precisa imprimir, reutilize o papel usado e sempre recicle o material que não tem mais utilidade.

Outra solução é armazenar e compartilhar conteúdo digitalmente. Com um sistema de prontuário eletrônico, sua empresa pode reduzir o consumo de papel e economizar espaço no prontuário.

Vantagens dessas mudanças para as empresas

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, negócios sustentáveis ​​fazem parte de um novo modelo de negócios onde produtos e serviços são baseados na integração de aspectos sociais, econômicos e ambientais.

E toda essa estratégia deve ir além da tecnologia para incluir o produto como um todo como num ciclo de vida, das matérias-primas ao descarte.

As vantagens de uma gestão sustentável são muitas, das quais podemos destacar:

  • Forte aumento do consumo e mais clientes fidelizados;
  • Maior faturamento;
  • Redução de custos com redução de resíduos e de insumos;
  • Maior envolvimento de colaboradores que se orgulham da empresa;
  • Aumento da competitividade;
  • Resultados reais no combate aos impactos ambientais;
  • Cumprimento da legislação ambiental;
  • Segurança jurídica;
  • Mudança de cultura organizacional.

Ou seja, são várias vantagens percebidas a curto, médio e longo prazo, o que contribui para que as empresas que possuem máquina de descascar fio ou empresas que utilizam plástico em suas embalagens de fabricação, implementem melhores processos.

Os principais desafios da gestão sustentável

Os desafios da gestão ambiental não são poucos. A primeira delas é certamente o real respeito dos acionistas e da administração da empresa.

Sem isso, dificilmente o sistema de gestão ambiental será colocado em prática, e cabe aos colaboradores entender que gestão sustentável é indispensável. A conformidade deve ser completa, incluindo a cooperação com os fornecedores.

Desenvolver um sistema de gestão ambiental que tire do discurso a proteção ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais também é um grande desafio e exige foco, comprometimento, trabalho e dedicação.

Claro que isso não acontece da noite para o dia, mas as empresas precisam acordar para essa questão tão importante.

O desconhecimento da legislação ambiental também pode prejudicar a agricultura sustentável. O cumprimento da lei é condição básica para a consideração do meio ambiente.

Concluindo, é preciso lembrar que é preciso investir em recursos humanos e treinamento, pois o sistema de gestão ambiental não pode ser simplesmente copiado de uma página na internet, é preciso treinar funcionários ou contratar consultores, o que significa custos.

No entanto, nunca é demais perceber que o que alguns chamam de despesa é, na verdade, um investimento (e com excelentes retornos!).

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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