Mais de 70% dos brasileiros são a favor de receber mensagens de proteção enquanto apostam, afirma Playtech
Pesquisa destaca que eles entendem ser uma forma de protegê-los e fazer com que tenham um comportamento mais responsável em relação ao jogo
A Playtech, em parceria com a plataforma de pesquisa Toluna, elaborou uma nova edição de seu Relatório de Jogo Responsável na América Latina para avaliar o cenário de apostas online atualmente. A pesquisa foi feita online e entrevistou 2.500 pessoas em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru -, com o objetivo de avaliar o comportamento dos apostadores e descobrir suas preferências quando o assunto são as mensagens de proteção.
As mensagens de proteção são ferramentas desenvolvidas por empresas de tecnologia como a Playtech que as empresas de apostas utilizam para proteger os jogadores que apresentam comportamentos arriscados. Como a indústria do jogo na maior parte da América Latina e no Brasil ainda não é regulamentada, muitos jogadores podem ficar expostos ao jogo sem uma ‘rede de proteção’, com o risco desenvolverem algum tipo de vício ou compulsão. Desta forma, as mensagens de segurança alertam os jogadores sobre seus comportamentos arriscados e oferecem meios de buscar ajuda necessária.
A Playtech dispõe de uma tecnologia chamada BetBuddy que, por meio de Inteligência Artificial, consegue monitorar jogadores em tempo real de forma anônima, utilizando algoritmos que avaliam seus gastos, quantidade de jogos e mais de 50 outras variáveis. Com estes dados anônimos, a tecnologia consegue identificar padrões de comportamento arriscados e enviar mensagens de proteção para que os jogadores diminuam o risco ou busquem ajuda.
De acordo com a pesquisa feita pela Playtech, 52% dos brasileiros admitem já ter recebido algum aviso sobre o quanto estavam jogando. Entre os respondentes, 37% afirmam terem mudado de comportamento dando uma pausa nas apostas, 20% dizem que não mudaram de comportamento, 15% não têm certeza, mas acreditam que receber o aviso tenha causado algum efeito; 10% pararam imediatamente de jogar e em apenas 2% dos casos os avisos fizeram os jogadores apostarem mais.
Ao serem questionados em como se sentem ao receber essas mensagens enquanto estão jogando, 44% dos brasileiros respeitam o método, pois sabem que são para o seu próprio bem, 28% gostam e sentem-se seguros com as mensagens, 15% desejam saber mais sobre seu próprio comportamento de jogo, 8% revelam que se sentem irritados, mas não veem as mensagens como algo que afeta a experiência de jogo e apenas 5% além de não gostarem de recebê-las, gostariam de se livrar delas.
Em relação às preferências sobre como receber essas mensagens de proteção durante as apostas, 42% dos brasileiros optam pelo WhatsApp ou mensagem de texto; 40% por e-mail; 28% pelas mensagens pop-up na página ou aplicativo; mensagens através do bate-papo é a opção melhor para 18% dos respondentes; 14% preferem o congelamento de tela de jogo e 8% não gostariam de recebê-las de jeito nenhum.
Entretenimento seguro
Médicos e outros estudiosos do comportamento humano estimam que cerca de 5% dos jogadores podem desenvolver algum tipo de vício ou compulsão relacionada a apostas ao nível global. Segundo Francesco Rodano, Chief Policy Officer da Playtech, o objetivo da empresa é trabalhar junto às autoridades brasileiras para promover o entretenimento seguro e responsável a longo prazo, por meio dos sites de apostas.
“Nossa responsabilidade é essencialmente dupla. Por um lado, queremos desenvolver soluções de jogo mais seguras e que realmente funcionem, apoiadas em evidências e extensivamente testadas, focadas no bem-estar individual do jogador e não genericamente em toda a base de jogadores, uma vez que somos todos diferentes. Por outro lado, precisamos educar tanto os formuladores de políticas quanto os colegas da indústria sobre o potencial dessa abordagem”, explica.
Informações à imprensa:
playtech@sherlockcomms.com
Sobre a Playtech
Fundada em 1999 e na lista premium do mercado principal da Bolsa de Valores de Londres, a Playtech é líder em tecnologia nas indústrias de jogos e negociação financeira com mais de 6.600 funcionários em 26 países.
A Playtech é a empresa de tecnologia líder do setor de apostas que fornece software, serviços, conteúdo e tecnologia de plataforma de jogos de azar orientados por inteligência de negócios nas verticais de produtos mais populares do setor, incluindo cassino, cassino ao vivo, apostas esportivas, esportes virtuais, bingo e pôquer. É a pioneira da tecnologia de jogo de apostas omni-channel por meio de sua tecnologia de plataforma integrada, Playtech ONE. A Playtech ONE oferece experiência em marketing orientada por dados, funcionalidade de carteira única, CRM e soluções para jogo responsável em uma única plataforma em verticais de produtos, varejo e online.
A Playtech faz parceria e investe nas marcas líderes em mercados regulamentados e recentemente regulamentados para fornecer sua tecnologia de jogo orientada por dados em toda a cadeia de valor de varejo e online. A Playtech fornece sua tecnologia em uma base B2B para os principais operadores de varejo e on-line do setor, grupos de cassinos físicos e entidades patrocinadas pelo governo, como loterias. A Playtech é proprietária e opera diretamente a Snai, a marca líder de apostas esportivas e jogos online e de varejo na Itália.