Livro regista de forma poética romances e caos recifense pelo autor Douglas Albuquerque pernambucano

O ar desordenado do Recife parece refletir nas emoções das pessoas que passam por suas ruas. Existe confusão, recuperação e amor, fatores que compõe o seu bairrismo e torna a cidade caoticamente apaixonante... igual os seus passageiros. São poemas, contos e outras narrativas, diferentes perspectivas de um mesmo ambiente. Experiências sem fórmulas, uvas de diferentes safras e cobaias que tentam suportar o tempo. "você abriu meu coração - A EXPERIÊNCIA" é um teste psico emocional.
24/03/2023 09:00
noticia Livro regista de forma poética romances e caos recifense pelo autor Douglas Albuquerque pernambucano
noticia Livro regista de forma poética romances e caos recifense pelo autor Douglas Albuquerque pernambucano

Fonte: Imagem/ divugação.

Por Fábio Junior  

“Você Abriu Meu Coração – A Experiência” é o livro de estreia do autor jaboatonense Douglas Albuquerque. Uma obra que traz uma variedade de textos que vão desde poemas, contos a outros tipos de narrativas que de formas distintas narram a visão de quem viveu experiências marcantes na capital pernambucana.

Douglas Albuquerque é formado em administração pela Universidade de Pernambuco e está prestes a se formar em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Pernambuco. O autor que escreve desde muito jovem, já esteve na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco divulgando textos como “Carrancas Amorosas” e “Quando Acordei e Você Não Estava” lançados em antologias em 2019.

“Você Abriu Meu Coração – A Experiência” parte de experiências quase turísticas na cidade do Recife. O autor que é apaixonado pela cidade, traz referências de ritmos como brega, manguebeat e cúmbia; da paisagem que é dividida entre os prédios históricos com os contemporâneos; do desenvolvimento e formato que o Recife vem tomando ao longo do tempo. Esses pontos convergem em um caos que mesmo com toda a bagunça emocional que existe, o local não deixa de ser apaixonante e que se torne cenário para diversas narrativas.

É nessa bagunça que o livro também se organiza. Possuindo capítulos desordenados, dando a opção ao leitor que siga a ordem sugerida pelo o autor, como eles mesmos podendo tentar criar uma ordem, que intensifica a interação e conexão entre leitor e leitura. Sem deixar de lado, os nomes dos capítulos que é o mesmo ao longo das 15 partes, demonstrando que por mais que o amor se repita, ele será desenvolvido de diferentes formas. Destacando ainda os códigos geográficos dispostos ao longo dos textos para que possa ser visualizado onde a história se passa.

O tom crítico da obra é entrelaçado com romances que vivem e sobrevivem pela cidade. O bairrismo que é tão comentando e vivido entre os recifenses, também reflete em suas interações amorosas, quase como o desenvolvimento e confusão da cidade estivesse entrelaçado e alinhado nas emoções dos seus moradores, que de certa forma alcança os turistas. Como turista pode ser visto também como aquele que passa tempo inferior a um ano em um determinado local, o autor da cidade de Jaboatão dos Guararapes, não está isento de todas essas marcas.

“A Experiência” é o resultado de toda produção cultural e artística que já faz parte da dinâmica da capital pernambucana, em que a arte não está presente só na identidade do povo, mas como também na sua economia e em sua paisagem. É a tradução dos altos e baixos do amor, da ilusão e da recuperação, dos translados da vida e das tentativas quase inalcançadas.

A capa desenhada por Rodrigo Victor, faz um paralelo entre o mapa da Avenida Caxangá e seu cruzamento com o Rio Capibaribe com um sistema sanguíneo, assim já demonstrando as conexões entre o título e cenário do livro. O livro ganha um encarte fotografado por Lívio Fabricio totalmente direcionado para as redes sociais, em que colabora para traduzir esteticamente as emoções da obra. Um livro para quem gosta de uma leitura rápida, mas marcante; VAMC é uma ótima opção de leitura, ou melhor, experiência, que não deve passar despercebido.

Instagram do autor: https://www.instagram.com/albuqrque/

 

Ficha Técnica:

 

Copyright © 2022 você abriu meu coração: A EXPERIÊNCIA

Copyright © 2022 Douglas Albuquerque

Copyright © 2022 LN Editorial

Coordenação Editorial: Erik Gabriel Thomazi

Apresentação: Instituto Federal de Pernambuco

Autor: Douglas Albuquerque

Revisão: Erik Thomazi

Ilustração: Rodrigo Victor

Fotografia: Lívio Fabrício

Diagramação: Meg Mendes

Capa: Rodrigo Victor

 

Fonte: Imagem/divulgação

Livro físico: https://livrosnacionais.lojaintegrada.com.br/voce-abriu-meu-coracao-a-experiencia

E-book:  https://www.amazon.com.br/voc%C3%AA-abriu-meu-cora%C3%A7%C3%A3o-EXPERI%C3%8ANCIA-ebook/dp/B0BRDFG51V

Fonte: realease divulgação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL