Linguista Pablo Jamilk que já escreveu um livro sobre linguagem neutra, critica USP e o Colégio Dante Alighieri

27/03/2023 00:11
noticia Linguista Pablo Jamilk que já escreveu um livro sobre linguagem neutra, critica USP e o Colégio Dante Alighieri
noticia Linguista Pablo Jamilk que já escreveu um livro sobre linguagem neutra, critica USP e o Colégio Dante Alighieri

Nos últimos dias uma professora do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, exibiu um vídeo que faz uso da linguagem neutra em uma aula recente para alunos do 6º ano, gerando polêmica entre os pais e a comunidade escolar. O vídeo original foi criado por um grupo de estudantes da Universidade de São Paulo (USP), e traz informações sobre arqueologia e história, mas o que chama atenção no vídeo é o uso da linguagem neutra já na primeira chamada do vídeo: “Evolução para Todes”. 

 

O tema da linguagem neutra tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente no que se refere ao uso de pronomes e outras palavras que não sejam específicas para homens ou mulheres. No entanto, nem todos concordam com essa abordagem, como é o caso do doutor em letras Pablo Jamilk, que já escreveu um livro sobre o assunto.

 

Jamilk argumenta que a língua portuguesa é, por si só, neutra na fonte e que não há necessidade de se impor uma linguagem neutra para neutralizar o idioma. Ele defende que cada grupo de pessoas que deseje usar a linguagem neutra deve ser livre para fazê-lo, mas não se deve impor essa linguagem em órgãos públicos, escolas e livros.

 

O especialista em linguística também alerta para os possíveis problemas que o uso da linguagem neutra pode causar. Ele afirma que a linguagem neutra pode gerar confusão e dificuldades de compreensão, além de não resolver o problema de desigualdade de gênero. Jamilk destaca ainda que a imposição da linguagem neutra pode prejudicar algumas pessoas, como os cegos que usam softwares de leitura que não identificam a linguagem neutra, e as pessoas trans, que lutam anos para serem chamadas por seus pronomes corretos e podem se sentir desvalorizadas ao terem seus pronomes neutralizados.

 

O colégio emitiu uma nota, falando que o material utilizado pela professora para complementar uma de suas aulas, não faz parte do material didático escolar, a instituição ainda comentou que o material não foi considerado “apropriado”, pois usa uma linguagem na qual não é praticada dentro das suas salas de aula e muito menos incentivada. 

 

Eles deixaram claro que a linguagem neutra é algo que precisa ser discutido por especialistas e que nunca deve ser imposto. 

 

O debate em torno da linguagem neutra segue em pauta, com opiniões diversas, discussões calorosas e argumentos contundentes de ambos os lados. Cabe aos educadores, pais e alunos continuarem a discutir o tema de forma respeitosa e construtiva, visando sempre a promoção da inclusão e do respeito às diferenças.

 

Sobre Pablo Jamilk:  

 

O doutor em Letras Pablo Jamilk, desenvolveu uma metodologia de ensino remota revolucionária que conquistou a internet.  

Seu trabalho no mercado digital teve início em 2010, quando passou a lecionar para alunos no Brasil e no exterior. Suas aulas, cursos e palestras, ajudam estudantes que querem alcançar a alta performance em vestibulares, concursos e também no ENEM.  

 

Conhecedor das bancas examinadoras e dos conteúdos que mais caem nas provas, o professor sabe como alcançar a alta performance nas provas e testes de universidades e instituições públicas.  

  

Natural de Cascavel, no Paraná, Pablo Jamilk sempre demonstrou interesse pela educação, aos 15 anos, assumiu o posto de professor de iniciação à filosofia e deu aulas para alunos do ensino médio, na escola onde estudava.  

Pablo também foi bibliotecário e professor de língua inglesa para crianças de 3 a 5 anos, nesse período desenvolveu uma metodologia lúdica para o ensino da língua estrangeira.  

  

Apaixonado pela educação, cursou letras, a fim de seguir adiante em seu sonho de ser professor. Com muita dedicação, se formou mestre e doutor em letras. Escreveu mais de 10 livros voltados para os concurseiros, vestibulandos e amantes da língua portuguesa.    

 

Já foi apontado como um dos professores mais influentes do Brasil no segmento de Língua Portuguesa, Redação e Redação Oficial.  

  

Seus números nas redes sociais demonstram a força e o poder que o ensino de língua portuguesa pode alcançar. Pablo soma mais de 552 mil inscritos no Youtube, 378 mil seguidores no Instagram e mais de 197 mil seguidores no TikTok.  

 

Pablo lançou recentemente um livro polêmico sobre o uso da Linguagem Neutra, com embasamento científico e muito estudo, o professor comprova em seu livro que a língua portuguesa é neutra na sua base, não havendo a necessidade de se criar outro padrão linguístico.  

 

Em 2022 Pablo Jamilk se candidatou a deputado estadual, com a principal promessa de trabalhar a fim de melhorar a educação, mesmo não se elegendo o professor teve muitos votos, e segue de olho nas irregularidades da política, denunciando tudo através de suas redes sociais.   

  

O professor também desenvolve pesquisas de linguagem e cognição, com isso tem produzido trabalhos que podem ajudar a compreender mais claramente como as Fake News impactam a sociedade, este tema tem sido muito falado, pois nos meios da política brasileira e mundial as fakes News vêm modificando negativamente a mente de diversas pessoas.  

  

Redes Sociais   

  

Instagram: https://www.instagram.com/pablojamilk   

  

YouTube: https://www.youtube.com/pablojamilkoficial  

  

Site: https://www.pablojamilk.com.br/  

  

TikTok: https://www.tiktok.com/@pablojamilk   

  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL