Curiosidades sobre a saúde financeira do seu negócio
AS 5 métricas que devem ser analisadas para descobrir como anda a saúde financeira do seu negócioQuando o assunto é saber o desempenho financeiro da empresa é comum ter muitas dúvidas. São tantos indicadores que a grande pergunta que todo empreendedor ou gestor financeiro se faz é: quais são os indicadores que devo analisar e acompanhar?
Para te ajudar a responder esta pergunta, a consultora financeira, Adriana Pepes, lista as 5 métricas financeiras capazes de avaliar a saúde financeira da sua empresa.
1 – Fluxo de caixa
"É sem dúvidas uma das métricas mais importantes e deve ser seguida de perto. O fluxo de caixa é a diferença entre a entrada e saída de capital da empresa. Se é positivo, quer dizer que tem mais dinheiro entrando do que saindo, isso é ótimo. Quer dizer que a empresa tem liquidez e poderá responder rápido a uma dívida que surgir de última hora. Lembre-se que sem a liquidez adequada uma empresa pode ser incapaz de atingir seu potencial pleno e ter problemas para crescer", diz a especialista da Resolve Financeiro.
2 – Crescimento da receita
Avaliar e estimar o crescimento da receita, ou seja, a projeção e o crescimento das vendas, é um processo desafiador. Muitas vezes é baseada em suposições e não leva em conta os acontecimentos inesperados da economia. Essa métrica obriga a levar em conta as médias de crescimento da indústria, ou do segmento de mercado que sua empresa faz parte, e avaliar o todo, a participação no mercado e as estratégias de preços. "Estudando o histórico desses valores, essa métrica pode fornecer um indicador bem confiável para julgar o desempenho do seu negócio e o crescimento médio que se pode esperar", diz Adriana.
3 – Margem Bruta
"A margem bruta mede a rentabilidade das vendas depois que se desconta tudo que devia (custo, impostos etc). É o que se ganha efetivamente, e é uma boa métrica para investidores avaliarem a viabilidade de um negócio. É ela que vai mostrar o quão a empresa é eficiente e bem estruturada", afirma a consultora.
Ela também diz que, nesse quesito, o empreendedor ou gestor deve concentrar seus esforços para aumentá-la de forma progressiva. Ciclos de avaliação periódica precisam ser implementados para garantir que o negócio esteja crescendo na direção certa e no ritmo correto.
4 – Retorno sobre investimento (ROI)
Segundo a consultora, o ROI é uma métrica que vai mensurar a relação entre o capital investido e o lucro gerado em consequência. Algumas empresas usam apenas para ações específicas, muitas vezes de marketing, mas também pode servir para avaliar a empresa de uma forma geral. Despesas totais devem incluir gastos administrativos, pagamento de funcionários, produção indireta, marketing e despesas operacionais gerais. Depois isso deve ser comparado com o lucro gerado. O ROI deve ser constantemente analisado. Cada item deve ser levando em conta para saber o quanto estão contribuindo para o crescimento geral da empresa.
5 – Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Adriana Pepes aconselha você a se perguntar quanto você gasta para fazer uma venda. "Você já parou para pensar quanto sua empresa esta investimento para conquistar um cliente novo? Essa métrica é importante para tomar decisões como, por exemplo, se a empresa irá aumentar ou reduzir a verba para ações de marketing, ou ainda para mostrar que você está investindo em canais com pouco retorno. Geralmente ela é medida colocando no papel tudo que foi gasto em esforço e a quantidade de novos clientes conquistados. Lembre-se que se o CAC for muito alto, seu lucro provavelmente está reduzindo", finaliza a especialista.
Essas são algumas das métricas mais importantes para mensurar a saúde financeira da sua empresa. Você concorda que elas estejam entre as principais? Caso tenha ficado dúvidas, procure um consultor financeiro especializado.
Serviço: Resolve Financeiro
Adriana Pepes
Consultora financeira
(41) 99607-0509
@resolve.financeiro
adri@resolvefinanceiro.com.br
https://resolvefinanceiro.com.br/