VINHOS QUE HARMONIZAM COM AS RECEITAS TRADICIONAIS DE BACALHAU DA PÁSCOA E QUE CABEM BEM NO SEU BOLSO
Foto Crédito: Os Goliardos
A DUVÍDA SEMPRE SE DÁ NA HARMONIZAÇÃO DE VINHOS COM O TRADICIONAL BACALHAU EM SEUS MAIS VARIADOS TIPOS DE PREPARO
Já entramos no período da Quaresma, período em que a contagem regressiva para o feriado da Páscoa já discorre no calendário das datas conhecidas como feriados santos. Seguindo a tradição cristã, essa é a época do ano de mais respeito, onde os mais fiéis, ou seja, os mais ortodoxos, seguem à regra o fato de não comer carnes vermelhas durante todo o período, esse que vai desde à quarta-feira de Cinzas até o domingo de Páscoa, compreendendo assim, 40 dias de jejum completos. Mas a maioria das pessoas mesmo, segue à regra mais simples, evitando o consumo de carnes vermelhas somente na sexta-feira da Paixão.
Fato é que neste feriado, e exatamente neste período, o qual é chamado de Quaresma, é que a venda e procura por Bacalhau aumenta consideravelmente, e a dúvida se dá no estilo de vinho ideal para harmonizá-lo em seus mais variados tipos de preparo.
ENTRE AS OPÇÕES TRADICIONAIS DE PREPARO DO BACALHAU, SELECIONO AQUI ALGUNS RÓTULOS QUE HARMONIZARÃO PERFEITAMENTE: RÓTULOS A PREÇOS HONESTOS QUE CABEM BEM NO ORÇAMENTO
Vinho é a bebida ideal das celebrações em geral, desde os tempos de Cristo e até bem antes dele, pois os povos antigos já o consumiam nos casamentos, a exemplo, - já que o tema é Pascoa, bacalhau e vinhos - na famosa Bodas de Caná, ou seja, uma tradição que permaneceu e que ultrapassou às barreiras do tempo, e que certa forma entrelaça culturas ao redor do mundo. Basta pensarmos aqui mesmo, no Brasil, na nossa cultura do consumo de Bacalhau, trazida por fim, pelos portugueses, os nossos colonizadores. Lá em Portugal essa iguaria tipicamente nacional é comumente acompanhada pelos suntuosos vinhos brancos portugueses aromáticos, cheios de vivacidade e com boa estrutura, mas também com tintos jovens que acompanham o sabor intenso do peixe. Listo aqui alguns rótulos que certamente vão fazer uma harmonização deliciosa, junto as variáveis também, de preparo do nosso maior protagonista aqui, o tradicional Bacalhau de Páscoa. Então vamos lá?
Vinho para harmonizar com Bolinho de Bacalhau (pede um vinho leve, seco, fresco, levemente frutado):
- Casa Lunardi Pinot Grigio Delle Venezie IGT
Quem importa? Italiamais: http://www.italiamais.com.br/novo/lunardi-pinot-grigio-delle-venezie-igt/
- Estreia Branco Vinho Verde – Loureiro, Trajadura e Arinto
Quem importa? Conceito Português: http://www.conceitoportugues.pt/index.html
Vinho para harmonizar com Bacalhau em Postas regado com azeite (pede um vinho branco com maior estrutura e untuosidade).
- Pizzato Legno Chardonnay
Quem o produz? Pizzato: http://pizzato.net/vinhos_detalhe.php?id=16
- Espino Reserva Chardonnay
Quem importa: Domínio Cassis: https://www.dominiocassis.com.br/product-page/espino-reserva-chardonnay
E para os que não abrem mão dos vinhos tintos, aqui vai uma opção bem compatível, já que o Bacalhau em Postas possui várias verduras, como pimentões verdes, vermelhos, azeitonas pretas e até mesmo tomate (pede um tinto ao mesmo tempo potente, frutado, pouco tânico, sem presença de madeira)
- Atlântico Vinho Regional Alentejano
Quem importa? Cantu: https://www.cantuimportadora.com.br
Até o próximo post!
Vanda Meneguci
Graduada em Comunicação Social /Publicidade e Propaganda. Há 15 anos trabalhando como profissional em marketing e há 7 anos aperfeiçoando o conhecimento em vinhos.
Sommelière pela ABS-SP.
E-mail: vinhosamoresetaca@gmail.com