Daniele Soares, referência em liderança feminina na tecnologia, fala sobre a prioridade na implementação da Inteligência Artificial
CEO da Redesign está focada em business transformation, entendendo as necessidades de pessoas e companhias de diferentes setores, democratizando o uso de tecnologias avançadas para apoiá-las na captura de valor no seu dia a dia.Dados da Bain & Company mostram que 85% das empresas já consideram que implementar a inteligência artificial é a prioridade para os próximos anos. Ainda segundo a instituição, profissionais que usam a IA no dia a dia têm um aumento de até 50% na produtividade. E quem melhor para falar sobre isso do que uma das mais importantes líderes femininas em ascensão na área de tecnologia do que Daniele Soares, CEO da Redesign?
A empresária carioca atende atualmente a uma grande demanda de solicitações de companhias multinacionais e nacionais que precisam redesenhar suas estratégias e suas operações. Há quatro anos, pela própria necessidade de trazer tecnologias avançadas para o portfólio de sua empresa, Daniele fundou o seu próprio laboratório, o RDN LABS, desde então, a sua REDESIGN disparou no mercado tendo como principal diferencial a visão estratégica de negócios e autoridade (dentro e fora do Brasil) na qualidade das entregas técnicas em projetos que utilizam tecnologias de inteligência artificial, automação de processos, chat bots e cloud computing.
“O RDN LABS da REDESIGN é onde colocamos nossa veia criativa pulsando a todo vapor. Aqui temos um portfólio incrível de soluções e o nosso RDN LABS hoje tem fome de transformação. Por isso trabalhamos focados em três frentes prioritárias: 1-investir em pesquisas internas- aqui nosso objetivo é estar sempre na vanguarda com alto nível de capacidade técnica. 2- investir em nossos clientes- grandes companhias podem solicitar a parceira e receber investimento para pesquisa com meu time do RDN LABS dedicado a desenhos de soluções inovadores, nosso objetivo com este grupo de clientes é impulsionar o uso de tecnologias nobres aterrizando as soluções na vida real das áreas usuárias. Não existimos para pregar o uso de tecnologias com uma enxurrada de post aleatórios em redes sociais. Existimos para fazer o futuro acontecer no presente, na rotina, todos os dias.
3- a terceira frente é investir em nossos fornecedores/ big techs- estar focado em avanços e tendências. Hoje trabalhamos nos bastidores de testes e análises críticas de ferramentas e temos a oportunidade de participar de lançamentos globais em conjunto com os fornecedores. Atendemos também as demandas de fornecedores com casos de uso nacionais e internacionais com o objetivo de trazer visibilidade para o Brasil, queremos mostrar que estamos capacitados em alto nível para ser um grande mercado tecnológico.
O uso de Inteligência artificial existe há muitos anos, e está cada vez mais palpável para nossa rotina. Hoje podemos contar com uma grande diversidade de soluções/softwares (low code) que viabilizam o trabalho de leitura, interpretação, extração e classificação de dados não estruturados, não necessitando mais de um enorme cronograma de projeto com altíssima complexidade de implementação. Além disso, a evolução das ferramentas tem facilitado o desenvolvimento e entregas de projetos, o que tem também diminuído a dependência de mão de obra altamente especializada, o mercado está aberto e incentivando a formação de novos cargos e profissionais com diversas iniciativas de capacitação. Diz Daniele Soares.
A priorização no uso de IA é um grande desafio para executivos e gestores atualmente, olhar para a fotografia atual da operação e projetar o crescimento acelerado coordenando os interesses de empresas, seus funcionários, clientes e investidores de modo a gerar melhor estratégia, eficiência e maior competitividade é para agora, não dá para ficar olhando para a IA como se estivéssemos em um filme de ficção, temos que aterrissar de forma simples e responsável a aplicação levando conhecimento e democratizando este futuro. E com isso, estou muito otimista”, afirma Daniele.
“A nova campanha da Redesign diz “believe in innovation, embrace opportunities”, queremos que as pessoas acreditem em inovação e estamos aqui para abraçar cada oportunidade junto delas. Estamos unidos a grandes parceiros tecnológicos e a grandes clientes para somar esforços em alavancar as instituições. Em paralelo temos uma iniciativa ( RDN Suricatos) que busca desenvolver profissionais que queiram iniciar suas carreiras ou se realocar no mercado de trabalho. Nós queremos mudar o mundo dos negócios, e seguimos transformando a realidade de pessoas e empresas todos os dias”, conta.
Ao contrário de muitas empresas tradicionais de TI, a Redesign não existe para “empurrar” venda de softwares nos clientes. A busca por grandes cases de sucesso e soluções de alto nível não para. Faminta por transformação, especialista em estratégias de negócios e focada em times com skills diferenciados, Daniele Soares, CEO da Redesign, é uma empreendedora ativa que largou a carreira em vendas para se tornar uma das principais lideranças em tecnologia atualmente, não só pelos cases de sucesso que realiza, ao lado de parceiros nacionais e internacionais, como se preocupando em ser melhor fazendo o outro melhor.
Por trás das histórias de sucesso da Redesign, Daniele Soares contribui ativamente em cada detalhe, para ela grande parte do empreendedorismo é sobre pessoas, garantir que a empresa tenha valores, uma boa cultura e eficiência. Para ela vantagem competitiva são as pessoas querendo estar junto com a Redesign.
Daniele Soares sempre acreditou que empreender vai além de simplesmente abrir um negócio ou criar um bom planejamento estratégico. Reconhecida por ter uma visão diferente para olhar em sua volta e avistar novas oportunidades para inovar, respeitada pela eficiência e transparência em seu trabalho, a empresária se destaca dentro de um segmento onde a grande maioria é masculina, conquistando uma liderança relevante com sua participação ativa e importante visibilidade no mercado.
A Redesign, hoje, é considerada como uma das melhores empresas da América Latina nessa área, sob a direção de Daniele Soares, uma das mulheres a empreender no mercado de tecnologia, sendo responsável por amplos planos de Transformação, destacando-se em projetos com esteiras que encapsulam inteligência artificial em bots de automação RPA, cloud computing, chat bots. As empresas que já inovaram com a Redesign se encontram no Brasil e no exterior.