ASSAÍ SE TORNA A REDE ALIMENTAR DE MAIOR PRESENÇA NOS LARES BRASILEIROS
Loja Assaí Serra, no Espírito Santo. Unidade foi inaugurada em agosto deste ano e marcou a chegada da rede a uma nova região do País Crédito: Divulgação/Assaí.Fortaleza, outubro de 2023 – Recente pesquisa NielsenIQ Homescan trouxe resultados notáveis para o Assaí Atacadista, que se tornou, pela primeira vez, a rede alimentar com maior presença nos lares brasileiros. O resultado contempla também, além dos varejistas de alimentos, o segmento de farmácias. A Companhia alcançou a impressionante taxa de penetração de 24,4% no 1º semestre deste ano, o que significa que um em cada quatro domicílios no país frequenta uma loja da empresa.
O resultado é um salto de 3% em relação ao 1º semestre de 2022, quando o Assaí ocupava a 2ª posição; e 5% quando comparado ao mesmo período de 2021. Trata-se ainda da primeira vez que uma rede de atacarejo ocupa a 1ª posição. Segundo Belmiro Gomes, CEO do Assaí, essa conquista é um reflexo do reconhecimento crescente da empresa. “Além do compromisso permanente em oferecer preços baixos, nosso modelo de loja prioriza a experiência superior de compras. Isso mudou a percepção sobre o atacarejo e o Assaí, nos incorporando ainda mais na rotina de compras”, comenta o executivo.
Criado para atender as necessidades dos(as) clientes e se atualizando continuamente desde então, esse modelo de loja vem sendo levado a cada vez mais cidades, ampliando o contato da população com o Assaí e, consequentemente, a uma experiencia superior no atacarejo.
Além de mudanças em layout e ambientação de loja, a Companhia aumentou a quantidade de produtos por loja e inseriu um novo mix de serviços em várias unidades. Além disso, para os(as) adeptos(as) do digital, o Assaí firmou parcerias com empresas entregadoras de compras e reformulou seu aplicativo, oferecendo vantagens exclusivas aos seus usuários. Tudo isso, somado a uma proximidade maior do Assai com o(a) cliente (resultado de uma expansão assertiva, que levou a rede para ainda mais dentro dos bairros e centros urbanos), vem se refletindo no sucesso da rede.
Cada ponto percentual da pesquisa NielsenIQ Homescan equivale a um universo de 556 mil domicílios, ou seja, o Assaí conquistou quase 3 milhões de domicílios nos últimos dois anos. “Com uma taxa de penetração impressionante, uma proposta de valor muito bem definida e uma expansão de sucesso, estou muito orgulhoso em constatar que, além de uma referência no país, somos a empresa alimentar mais presente nos lares brasileiros”, finaliza Belmiro.
Todo valor reportado pela NielsenIQ é proveniente de estimativas estatísticas que, assim como qualquer estimativa proveniente de base de dados representativa e aleatória de um universo, estão sujeitas a variabilidade amostral.
Deve-se considerar que toda estimativa está contida em um intervalo de confiança. Os valores de reporte são valores aproximados dos reais, mas que podem estar acima ou abaixo dos mesmos.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Super Grandes”, de acordo com o GPTW 2022). Está presente nas cinco regiões do País com mais de 270 lojas distribuídas em 24 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 70 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) - sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. Em 2022, a Companhia foi considerada Top of Mind na categoria “Atacado” em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita a melhor empresa do ramo de “Comércio Varejista” pelo Prêmio Valor 1000. Em 2023, foi considerada a marca de varejo alimentar mais valiosa pelos rankings anuais promovidos pela Interbrand (20ª colocação geral) e pela Brand Finance (13ª colocação geral).