Segurança para seu lar, com uma estrutura preparada
Conheça possibilidades de assegurar a sua casa em casos de incêndio
as corriqueiras podem mudar o rumo do dia a dia. Deixar o gás ligado, colocar muitos conectores em uma tomada só ou o celular carregando muito tempo em cima do sofá pode levar a um incêndio. São ações pequenas que podem ser desastrosas sem um cuidado e atenção.
Existem, além dos bombeiros, profissionais que trabalham por trás das cortinas, que entram em cena muito antes de acontecer um incêndio. Esses profissionais exercem o papel de prevenir qualquer circunstância que possa levar a um incêndio e quais medidas protetivas se deve tomar. Se você já foi a um local público, um shopping, por exemplo, e no corredor havia extintores nas paredes, placas orientando a saída de emergência, quem realizou foram os especialistas em incêndios.
No dia oito de outubro de 1912 foi criado o Corpo de Bombeiros do Paraná, neste ano completa 111 anos de sua criação, junto de outros profissionais são eles que levam segurança para o seu lar. Veja alguns itens que esses profissionais observam em detalhes para ajudar o trabalho dos bombeiros:
• Projetos de Prevenção Contra Incêndio
• Memorial simplificado
• Assessoria prévia para liberação da licença CVCB (AVCB) junto ao Corpo de Bombeiros
• Acordos de Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta – TCAC, junto ao Corpo de Bombeiros
• Recursos junto ao Corpo de Bombeiros
• Regularização de edifícios no Corpo de Bombeiros
• Responsabilidades técnicas de documentos e execução
• Aplicação de produtos anti-chama em materiais de acabamentos
• CMAR – Controle de Materiais de Acabamento e Revestimentos
Segundo Kátia Lino, arquiteta especialista em incêndios, deve-se contratar primeiro um especialista de prevenção que entenda as normas do corpo de bombeiros, antes de chamar outros tipos de profissionais. “Nós preparamos toda documentação necessária para que o corpo de bombeiros emita a licença para o local poder funcionar corretamente, quando executamos as medidas preventivas, como saídas de emergência e extintores. Pode haver alguma deficiência na estrutura que pode comprometer a segurança de quem vai frequentar o ambiente, por isso, a inspeção é o primeiro passo”, diz a perita.
O documento com o qual Kátia trabalha é essencial não só para salvar vidas, mas também para receber o seguro em caso de condomínios. Os síndicos são quem deve manter o condomínio com a licença certa. Quando não tem esse documento e se acontecer alguma coisa no condomínio e alguém se machucar, o seguro não paga, se o documento não estiver vigente e atual. Não adianta ter o seguro se existe negligencia das normas. Se alguém vir a falecer, o sindico que não respeitou a normatização pode ser processado criminalmente, pois não cumpriu as normas legais e necessárias para impedir um incêndio.
Prevenir é melhor do que remediar em qualquer situação. “Ter todas as formas de prevenção possíveis é o ideal para qualquer lugar, especialmente condomínios que abrigam inúmeros apartamentos. Ter o extintor correto, instalado de forma correta em uma altura acessível para todos, saídas de emergência devidamente sinalizadas e funcionando perfeitamente são alguns dos itens que, caso estejam irregulares, podem inviabilizar um prédio”, diz Kátia.
Serviço: Kátia Lino
Arquiteta especialista em Segurança contra incêndios
Tempo de atuação na área: 10 anos
Tel: (41) 9996
8-7949
Insta: @katialino.arquiteta