“Virada Odontológica Permanente” Promove Campanha Educativa Preventiva E Reforça Serviços Disponíveis Na Rede Pública Em SP
Os atendimentos cumprem a lei 17.709, de 2021, de autoria do vereador Marcelo Messias. No ano passado, foram realizados mais de 27 mil atendimentos nas 428 Unidades de Saúde do município. Messias é dentista de formação e promover a saúde bucal é uma das prioridades do seu mandato.
Pelo segundo ano, a prefeitura de São Paulo, por meio da secretaria da Saúde, promove ações de prevenção em saúde bucal nas Unidades de Saúde em SP na semana do dia 25 de outubro. A data de início da virada foi escolhida para celebrar o Dia do Dentista.
“O objetivo da Virada Odontológica é reforçar que o sistema de saúde oferece amplo e rápido atendimento com restaurações, extrações, limpezas e procedimentos para a confecção de próteses totais ou parciais removíveis. Além dos atendimentos, a lei prevê ainda que aconteça uma campanha educativa para chamar a atenção para os cuidados com a saúde da boca”, explica Messias.
Com forte atuação em políticas públicas para ampliar o acesso à informação, intensificar os cuidados e prevenções de doenças, Messias ressalta a importância da lei que também contempla orientações de autoexame para prevenção do câncer de boca pelos fumantes e cuidado personalizado para as pessoas que se encontram em grupos prioritários como gestantes, bebês diabéticos, hipertensos e idosos. Algumas unidades farão visitas em casa aos pacientes deficientes físicos, acamados com instruções para melhor assepsia da boca, escovação supervisionada e fluorterapia.
Os atendimentos e orientações acontecerão nas UBSs das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) com programação específica em cada unidade. Na última Virada Odontológica, em 2022, foram atendidos cerca de 27 mil pacientes, distribuídos entre as 428 Unidades Básicas de Saúde. O munícipe não precisa agendar horário. Os atendimentos serão por ordem e chegada.
“Por conta do sucesso da primeira campanha, acreditamos que acontecerá um aumento significativo nessa próxima edição”, declara o vereador. Após a consulta, o paciente vai receber materiais didáticos complementares, kits de higiene oral e orientações para continuar com os cuidados dos dentes, gengiva e boca.
A Virada Odontológica conta com parcerias e ações conjuntas entre o setor público, entidades da sociedade civil, empresas e, principalmente, com as instituições de ensino da área odontológica de todo o município.