Alfabetize: Quebrando Barreiras na Educação Online para Adultos
: Este artigo apresenta a realidade da alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e o Alfabetize, programa online de alfabetização e preparação Encceja da startup Elune, que emprega tecnologia e ensino à distância.O analfabetismo é ainda uma realidade para aproximadamente 10 milhões de brasileiros adultos, de acordo com dados do IBGE. Os estados do Nordeste lideram o ranking, com taxas de até 20% da população nesta condição.
Para reverter esse cenário, iniciativas de alfabetização e conclusão dos estudos estão surgindo, o que é fundamental para esses jovens e adultos.
Entretanto, infelizmente essa parcela da população enfrenta muitas barreiras, como a falta de tempo devido ao trabalho; o desafio de aprender conteúdos e habilidades nunca antes estudadas; e outros aspectos emocionais, como vergonha de frequentar uma sala de aula, sentimentos de incapacidade etc.
Falaremos mais adiante de uma poderosa ferramenta que surgiu para lidar com estas questões, o Alfabetize: um programa completo de alfabetização online da startup Elune, focado especificamente no público da Educação de Jovens e Adultos.
Antes de falar do projeto Alfabetize, vamos dar uma olhada na situação do EJA no Brasil.
Onde Falhamos com a EJA no Brasil?
O EJA é uma modalidade essencial para garantir o direito de alfabetização e conclusão dos estudos básicos pela população marginalizada. Infelizmente, essa parcela da sociedade ainda enfrenta enormes barreiras.
Infelizmente, o poder público ainda patina em relação às políticas para a modalidade EJA no Brasil. Não à toa, menos da metade dos jovens e adultos que iniciam o processo de alfabetização pelo caminho tradicional consegue finalizá-lo com sucesso.
As causas para esse cenário são diversas, incluindo:
- Infraestrutura inadequada:
Escolas da rede pública frequentemente não possuem instalações adequadas para receber alunos trabalhadores no turno noturno. Salas superlotadas, sem ventilação ou materiais básicos desestimulam.
- Formação docente deficiente:
Muitos professores da rede básica não têm formação específica para aplicar metodologias e didáticas adequadas ao perfil do aluno EJA. Sem empatia e preparo, o processo se torna uma barreira.
- Baixa integração entre mundo do trabalho e educação:
Faltam iniciativas que aproximem os mundos da educação EJA e do trabalho. O descolamento da realidade profissional dos alunos trabalhadores reduz significado do aprendizado.
- Ausência de programa integral por parte do governo:
Programas governamentais ainda não estão consolidados como política pública abrangente e integrada exclusivamente focada no público EJA.
- Metodologias ultrapassadas que não motivam:
Modalidades tradicionais com baixa adoção de tecnologia ou técnicas motivacionais modernas não conseguem engajar os estudantes. Sem envolvimento com o processo, a evasão aumenta.
Somado a tudo isso, a evasão escolar entre alunos da EJA é gigantesca, chegando a mais de 80% em alguns estados. Ou seja, 8 em cada 10 adultos que tentam retomar os estudos pelo sistema público acabam abandonando a caminhada no meio do trajeto.
Inovação como Saída
Diante desse contexto pouco animador, a inovação surge como uma possível saída. Nos últimos anos, percebe-se um movimento de startups e instituições privadas em incorporar as mais modernas tecnologias para aprimorar a experiência de alfabetização de adultos no Brasil e tornar a educação cada vez mais inclusiva.
Ferramentas como games educativos, realidade virtual, mentoria online e avaliações diagnósticas personalizadas têm ganhado mais espaço. O objetivo é encantar os alunos, respeitando suas particularidades e tempo disponível.
Com base nisso, a Elune criou uma iniciativa bastante promissora. Por meio do seu programa Alfabetize, a startup está redesenhando o processo de alfabetização a distância para adultos.
Metodologia Exclusiva da Elune
Fundada em 2019 por especialistas em educação e tecnologia educacional, a Elune revolucionou o modo tradicional de encarar a alfabetização por meio do Alfabetize, com aulas particulares 100% ao vivo e online.
A começar pela tecnologia, que conta com uma Inteligência Artificial própria focada em acelerar a aprendizagem do adulto pela via adaptativa, ou seja, respeitando o ritmo do aluno.
Em seguida, há o corpo docente formado por pedagogos e professores qualificados especificamente para lidar com público jovem e adulto fora da curva escolar regular. Aqui, a Inteligência Emocional é tão importante quanto o domínio técnico dos conteúdos.
O aluno passa, portanto, por um funil que busca apresentar e treinar conteúdos para o seu objetivo, seja ele o da alfabetização, seja preparo para a prova do Encceja, por exemplo.
O projeto acontece com pessoas que buscam estes conhecimentos ou também com parcerias entre instituições; ou seja, oferecendo o serviço para empresas que buscam especializar e educar os seus colaboradores.
Preparação para o Encceja
Além da alfabetização em si, o Alfabetize foca em preparar seus alunos para o Exame Nacional para Certificação de Competências (Encceja). Afinal, obter a certificação do ensino fundamental e médio abre novas portas profissionais.
Ao longo do programa, os professores focam nos conteúdos e competências exigidas pelo Encceja, alinhando às necessidades específicas de cada estudante. Não é decorar macetes, mas desenvolver real domínio do conhecimento requerido.
Muito Além do Básico
Fechar as lacunas da base é o core do Alfabetize. Porém, ir além é igualmente importante para que os alunos ampliem seus horizontes. Por isso, o programa também possibilita desenvolver habilidades técnicas e profissionais relevantes.
Inglês, Informática e Libras são alguns exemplos de trilhas que podem ser acrescentadas, expandindo as opções de trabalho e realização pessoal na era digital em que vivemos.
Conclusão
Romper barreiras e propagar esperança. Essas são as missões de todos que se importam com a educação no Brasil e sonham com um futuro melhor por meio da educação.
Em pleno século 21, milhões ainda seguem à margem do processo educacional por não terem tido suas necessidades básicas de aprendizado atendidas na infância ou adolescência.
Cada ser humano aprende ao seu modo e tempo. É preciso entregar um conjunto de soluções para saciar essa fome de conhecimento, respeitando as particularidades únicas de cada estudante.