Confira a biografia da dupla sertaneja Duduca e Dalvar
Artigo publicado por Thiago Winner, escritor do livro "As regras simples da vida" e colunista do site "Portal Olhar Dinâmico de São Paulo capital".

Duduca & Dalvan é uma dupla de música sertaneja/romântica que teve inicio em 1978, e que acabou em 1986, com a morte de Duduca. São considerados Os Leões da Música Sertaneja. A dupla fez sucesso com o diferencial de abordarem temáticas sociais em suas letras, destacando-se neste sentido canções como "Espinheira", e "Massa Falida" em 1986.
Duduca chamava-se José Trindade, nascido em Anápolis, Goiás, a 4 de Julho de 1936. Dalvan é o nome artístico de José Gomes Almeida, nascido em Planaltina, Paraná, a 9 de Outubro de 1951. Duduca já tinha experiência como músico e compositor no início da década de 1960, tendo participado da dupla "Duduca e Saulinho". Dalvan, desde os tempos que havia prestado o serviço militar em Brasilia, já era experimentado a tocar vários instrumentos, e já tinha experiência como compositor, mas aos 20 anos de idade iniciou carreira como policial militar, que durou por três anos.
Em 1975, Duduca começou a trabalhar com roteiros e composições de trilhas para cinema, e ambos vieram a se conhecer ao atuarem no filme "Entre o Céu e O Inferno da Camanducaia", em 1977. Nas pausas entre as gravações relaxavam tocando violão e cantando, brotando a amizade. A partir daí começaram a ensaiar, e ganharam o apoio do compositor Lourival dos Santos. A dupla fez imenso sucesso nas rádios AM do Brasil na década de 1980. Suas músicas mais famosas foram valorizadas no contexto das "Diretas Já" , caindo no gosto de movimentos sociais como a Pastoral da Terra.
Com o falecimento de Duduca, em 1986, Dalvan seguiu carreira solo por diversos gêneros musicais, indo do Rock ao Gospel e gravando alguns discos. Em 2007 ele fez uma parceria com o cantor Donizetti , e desta nova dupla apenas um disco foi lançado e não emplacou. Tempos depois a dupla Duduca & Dalvan voltou às atividades, mas tendo o ex-radialista paranaense Almir Coelho da silva, como o novo Duduca, no lugar de José Trindade.
Discografia: 1° Formação da Dupla
- 1978 - Pirâmide Do Amor
- 1979 - Quem Sou Eu
- 1980 - Mulher Maravilha
- 1980 - Duduca & Dalvan Vol.04
- 1981 - Rainha Do Mundo
- 1982 - Super Homem
- 1983 - Duduca & Dalvan
- 1983 - Anistia De Amor
- 1984 - Espinheira
- 1986 - Massa Falida