Valentine’s Day
Valentine’s Day
Diferentemente do nosso Dia dos Namorados, o Dia de São Valentim é celebrado nos EUA e em várias partes do mundo (no Japão também)no dia 14 de fevereiro e tem uma história muito interessante e bastante antiga. Comemorado desde o século V, o Valentine’s Day ganhou este nome em homenagem a um padre de Roma, que foi executado no século III. A história conta que o então imperador da capital italiana, Claudius II, baniu os casamentos sob o pretexto de que homens casados acabam por se tornar soldados mais fracos, uma vez que homens solteiros e sem compromissos familiares, renderiam melhor no exército. Contrariando as ordens do monarca, Valentim acreditava que o casamento era parte do plano de Deus e que dava sentido ao mundo. Sendo assim, ele continuou realizando cerimônias matrimoniais secretos.
Não demorou muito para o imperador Claudius II descobrir sobre o plano do padre e sentenciá-lo à morte. Entretanto, durante o período em que esteve preso, Valentim se apaixonou pela filha do carcereiro e no dia de sua execução, enviou uma carta para a moça assinando “do seu Valentim” – fato que originou a prática de enviar cartões a quem se ama no dia 14 de fevereiro.
Em fevereiro, as vitrines e prateleiras das lojas de todo o Japão ficam repletas de caixas de bombons e chocolates de todos os tipos. Não, não estamos falando da Páscoa e sim do Valentine’s Day. Se no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, no Japão a data é celebrada em 14 de fevereiro, dia de São Valentim, padroeiro dos namorados. No Japão, a data é marcada pela troca de chocolates quando as mulheres oferecem a guloseima ao amado. O ritual não acontece apenas entre casais. A maioria das mulheres presenteiam com chocolates os amigos, colegas de trabalho e familiares. A tradição também acontece entre os mais jovens. Meninas oferecem aos seus amigos nas escolas e até à amigas, além de irmãs e irmãos mais velhos.
Os japoneses são tímidos e é no Valentine’s Day que as meninas podem demonstrar que sente algo mais por aquele amigo. Isso porque cada chocolate é dado com uma finalidade. O giri choco é a caixa mais em conta para presentear colegas, chefes e pessoas em comum. Mas para o namorado ou pretendente, a mulher geralmente compra um honmei choko, que é aquela caixa bonita, toda enfeitada e cheia de chocolates especiais. Algumas japonesas preferem preparar doces, bolos e as mais variadas guloseimas de chocolate em casa, isso porque tudo o que é feito manualmente (tezukuri) é considerado mais valoroso para os japoneses. Os homens retribuem as guloseimas com chocolates brancos no dia 14 de março, conhecido como “White Day” , considerado como o “Dia das Namoradas”. Os brasileiros que vivem no Japão aproveitam o Valentine’s Day para celebrar de forma especial o Dia dos Namorados.
A ideia teve início na era Showa (1926-1988), quando uma marca de doces lançou o primeiro anúncio de seus produtos para o Dia dos Namorados. Somente a partir dos anos 70, depois que empresas como a famosa Morinaga lançaram campanha de chocolates para os namorados anualmente, a data passou a ser associada ao dia 14 de fevereiro.