Arashiyama, Kyoto
Arashiyama está localizado na área noroeste de Kyoto, reconhecido por seu bosque de bambus e belas paisagens que se modificam a cada estação do ano. A área possui vários templos, antigas mansões e famosos locais históricos, muitos dos quais são reconhecidos como tesouros nacionais e patrimônio da humanidade. O local bucólico atrai turistas durante todo o ano por ser de beleza cênica.
Togetsukyo, ou “ponte para a lua”, poderia ser considerada a característica mais reconhecida da região, pois oferece uma vista panorâmica da montanha de Arashiyama. Ela recebeu a denominação de “Togetsukyo” no Período Heian (794~1185) depois que o Imperador Kameyama disse, durante uma festa de contemplação da lua, que parecia que esta estava atravessando a ponte.
O nome do rio que atravessa a ponte Togetsukyo muda dependendo do local. É conhecida como Rio Oigawa no curso superior, Rio Hozugawa no meio e Rio Katsurazawa no curso inferior. O costume aristocrático do Período Heian de barcos elegantes apresentou à nobreza para ser libertada temporariamente de seu mundo real protegido. Hoje é possível alugar pequenos barcos para apreciar mais de perto o desfiladeiro do Rio Hozugawa. O “Marrocos Train” também transita ao longo do rio. Com essas opções é possível ver de perto o desfiladeiro em constante mudança durante as estações do ano, celebrada por poetas desde os tempos antigos.
Mergulhe em um túnel verde passeando pelo bosque de bambus, que é um icônico ponto turístico de Kyoto. O bosque fica a dez minutos a pé da ponte Togetsukyo e da estação Arashiyama da linha Randen, que liga Arashiyama até perto de Kinkaku-ji, o Pavilhão Dourado. A caminhada através do bosque de bambus é curta, mas imersiva. Uma intersecção do bosque se estende ao Santuário Nonomiya, que fica próximo e é onde as filhas da Família Imperial costumavam se purificar antes de se tornarem donzelas do santuário Ise Jingu, considerado o santuário mais importante do Japão. O Santuário Nonomiya geralmente está cheio de mulheres vestidas de yukata, que vêm orar por um amor correspondido. Se optar por um passeio de riquixá, os puxadores fazem pausas para explicar um pouco de História para seus passageiros. Existem várias lojas que vendem produtos feitos de bambus. Eu sempre compro marcadores de livros quando vou lá passear.
O Templo Tenryu-ji é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e uma das mais famosas atrações de Arashiyama, juntamente com o bosque de bambus. Existem dois tipos de ingressos para visitar o templo: um somente para visitar os jardins e o combo que você pode visitar o interior do templo. Dos jardins vê-se o interior do templo suficientemente bem. Você pode sentir-se “enganado” comprando o combo.
O Otagi Nenbutsu-ji é conhecido como o “templo das 1200 estátuas”, e talvez seja o templo mais bizarro de Kyoto. As estátuas retratam os “Rakans”, discípulos de Buda, e são todas únicas. Foram feitas por inúmeros fiéis quando da última reconstrução do templo e têm, por isso, estilos diversos. Há esculturas com expressões para todos os gostos: assustadoras, bizarras, divertidas, intrigantes, misteriosas. São harmoniosamente desencontradas, causando estranhamento e divertimento, enquanto se caminha por entre elas.