Síndrome de Alienação Parental (SAP), entenda o que é. Por Dra. Sonia Casarin
Por Dra. Sonia Casarin
A separação de um casal é, na maioria das vezes, vivenciada como uma situação de perda que gera sentimentos de raiva, ressentimento e hostilidade dirigidos ao cônjuge. Em situações extremas, esses sentimentos são concretizados por meio de um filho, que se torna instrumento do afastamento ou alienação do cônjuge. Na alienação, a criança é levada por um genitor a denegrir o outro, e ela própria contribui na construção da imagem negativa do genitor alienado, devido à influência do genitor alienante.
Gardner (2002) descreve a SAP como “um distúrbio da infância que aparece quase exclusivamente no contexto de disputas de custódia de crianças. Sua manifestação preliminar é a campanha denegritória contra um dos genitores, uma campanha feita pela própria criança e que não tenha nenhuma justificação. Resulta da combinação das instruções de um genitor e contribuições da própria criança para caluniar o genitor-alvo.”
A SAP é uma forma de abuso e caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas que aparecem na criança geralmente juntos. De acordo com Gardner (2002) são os seguintes:
- Uma campanha denegritória contra o genitor alienado.
- Racionalizações fracas, absurdas ou frívolas para a depreciação.
- Falta de ambivalência.
- O fenômeno do “pensador independente”.
- Apoio automático ao genitor alienador no conflito parental.
- Ausência de culpa sobre a crueldade a e/ou a exploração contra o genitor alienado.
- A presença de encenações ‘encomendadas’.
- Propagação da animosidade aos amigos e/ou à família extensa do genitor alienado.
Crianças ou adolescentes que apresentam SAP mostram a maioria desses sinais, mas nem sempre todos estão presentes. Em todos os casos há necessidade de intervenção multidisciplinar com apoio judicial.
Referência:
Gardner, R.A. (2002). Síndrome da Alienação Parental. Disponível em http://www.alienacaoparental.com.br/textos-sobre-sap-1/o-dsm-iv-tem-equivalente.
Dra. Sonia Casarin
Psicóloga, doutora em Psicologia pela PUC-SP; pós-doutora em Psicologia Educacional do Centro Universitário UNIFIEO (2015), coordenadora do Instituto de Estudos Psicológicos, responsável pelo S.O.S.Down. Durante 15 anos foi coordenadora técnica do Projeto Down-Centro de Informação e Pesquisa da Síndrome de Down; foi professora de cursos de Pós-graduação em Educação Inclusiva no Instituto Superior de Educação Vera Cruz; foi responsável pelo blog sobre Inclusão da Editora Ática. Foi responsável pelo Núcleo de Pesquisa do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural; Participou do Programa Scholas Ocorrentes em Buenos Aires; Mediadora do PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental e autora do livro “Talento e deficiência – como incluir alunos com diferentes tipos de inteligência”, publicado pela Editora Ática.
Contatos: Telefone: (11) 97078-9813 / E-mail: scasarin@uol.com.br