Entrevista com Idomar Augusto
Por Eriberto Henrique
Entrevista com Idomar Augusto
Estamos aqui entrevistando, o criador projeto PEGAÍ LEITURA GRÁTIS. Um excelente projeto de incentivo a leitura, sem fins lucrativos, presente em 5 cidades do Paraná. Vamos à entrevista, para que todos possam conhecer um pouco sobre o projeto e quem é o seu criador.
Entrevista
Portal Olhar Dinâmico:
Nome completo, lugar em que nasceu, idade, possui alguma formação?
Idomar Augusto:
Idomar Augusto Cerutti, Xanxerê – SC, 49 anos, Bacharel em Processamento de Dados, Especialista em Ciências da Computação e Mestre em Computação Aplicada
Portal Olhar Dinâmico:
O que é o projeto?
Idomar Augusto:
Pegaí Leitura Grátis, iniciativa sem fins lucrativos que tem por objetivo incentivar o hábito da leitura, convidamos, estimulamos incentivamos as pessoas a doarem livros de leitura para nós e depois carimbar, etiquetar e registrar nós colocamos esses livros à disposição dos nossos leitores em espaços públicos, tais como: supermercados, padarias, agência dos correios, agência do trabalhador, ponto de ônibus, restaurante popular, hall de repartições públicas, ônibus coletivo metropolitano, ambientes prisionais, entre outros. Estamos presentes em 5 cidades: Ponta Grossa, Ipiranga, Realeza, Carambeí e Castro, todas no Paraná. Desde 2013 já colocamos para circular mais de 160 mil livros. Também temos um Hospital de Livros, dentro da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa – PR, onde apenados que receberam treinamento restauram livros danificados.
Portal Olhar Dinâmico
O que te levou a literatura?
Idomar Augusto:
Não sei se me considerando “na literatura”, sou apenas um disseminador dela, conecto livros parados com leitores sem livros, tanto é que a missão do Pegaí Leitura Grátis é “Aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”.
Portal Olhar Dinâmico:
De onde veio a ideia de criar esse projeto?
Idomar Augusto:
Em 2013 eu assisti uma reportagem no Jornal Hoje da Rede Globo que mostrava um grupo de motoboys que tinham uma “bicicloteca”, eles enchiam uma caixa com 200 ou mais livros e levavam ela para uma praça de distribuíam esses livros para as pessoas, eu pensei “eles fazem, nós também podemos fazer”. Formatei a ideia, criei os parâmetros, defini o nome, contei para algumas pessoas e comecei a pedir livros para os amigos, em julho 2013 realizamos nossa primeira Pegada Cultural, com 300 livros, dentro de um supermercado, foi um sucesso, dali em diante passamos a receber mais doações e até hoje nossos números só aumentam. No link a seguir tem os números mensais:
http://www.pegai.info/historico/
Portal Olhar Dinâmico
Teve apoio ou foi influenciada pela família?
Idomar Augusto:
Da minha esposa e do meu filho.
Portal Olhar Dinâmico
Quais seus escritores favoritos?
Idomar Augusto:
Não tenho escritor favorito, sou eclético, gosto de ler o que tem na frente, depende da época, do momento, gosto de livros biográficos e também de livros que relatam aventuras tais como Ernest Shackleton.
Portal Olhar Dinâmico:
O que é a literatura para você?
Idomar Augusto:
Um meio de transporte que te leva para viajar sem sair do lugar. Uma maneira de expandir conhecimento, de aumentar a inquietação, de sair da zona de conforto.
Portal Olhar Dinâmico:
Qual a importância da literatura para a sociedade?
Idomar Augusto:
Entendo que a leitura cria uma sociedade mais crítica, questionadora, uma sociedade que não se conforma com os problemas e tenta ir atrás de uma solução. É importante viabilizar boas leituras para as pessoas, deixar os livros ao acesso delas, para que possam escolher e pegar para desfrutar de bons momentos. Precisamos tentar mudar um pouco o formato das bibliotecas, que são ambientes sisudos, ambientes que não facilitam. Para criar leitores precisamos tornar o acesso aos livros mais facilitados, é nisso que acreditamos no Pegaí Leitura Grátis. “Livro parado na estante não muda a vida de ninguém” (Jeferson de Souza).
Portal Olhar Dinâmico
Qual o seu papel como pessoa responsável por esse projeto?
Idomar Augusto:
Sou o coordenador geral.
Portal Olhar DInâmico
Qual o seu livro preferido e porque?
Idomar Augusto:
Não tenho um livro preferido, depende muito do momento, da época, atualmente tenho lido e gostado muito dos livros do professor Yuval Noah Harari, “Sapiens: Uma breve história da humanidade” e “Homo Deus: Uma breve história do amanhã”.
Portal Olhar Dinâmico
O que diria para os jovens leitores do Brasil?
Idomar Augusto:
Leiam, leiam muito, o resultado disso será visto no seu futuro.